22 de novembro de 2015 – Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

A solenidade de hoje, último Domingo do ano litúrgico, surge como síntese de todos os mistérios de Jesus Cristo, comemorados durante o ano. Hoje olhamos para Jesus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Esta festa foi criada por Pio XI em 1925. Na nossa sociedade são poucas as monarquias. Quando falamos de reis pensamos em poder, riqueza, luxo. Que Rei é Jesus e que reinado nos apresenta?

O seu domínio é eterno

No passado Domingo, Jesus anunciou a sua vinda gloriosa, no fim dos tempos, «com grande poder e glória.» Fala-nos dos Santos Anjos que reunirão os eleitos, vindos dos quatro pontos da terra. Hoje a primeira leitura reaviva a nossa fé, lembrando-nos que Jesus aparecerá entre as nuvens do Céu revestido de poder e majestade para julgar o mundo. «Todos os povos, nações  e línguas O hão-de servir! O seu domínio é eterno, não passará jamais!»

No Credo, continuamos a repetir esta afirmação bíblica. «O seu reino jamais terá fim!» Que consolação! Temos a certeza de sermos cidadãos deste reino de Jesus? Vivemos na terra como cidadãos do reino dos Céus? Sabemos que o reino de Jesus não é deste mundo, mas se inicia aqui? Temos trabalhado na construção deste reino?

Pelo seu sangue libertou-nos

O regresso triunfal de Jesus Cristo profetizado na página bíblica de Daniel é também o tema da leitura do Apocalipse de S. João. Todos conhecemos esta expressão. «Jesus Cristo o Alfa e o Ómega! Aquele que era e que há-de vir! O Senhor do Universo! Ei-lo que vem entre as nuvens. Todos O verão! Mesmo aqueles que o trespassaram!»

Esta imagem de Cristo glorioso deu coragem aos cristãos perseguidos pelos imperadores romanos. Como ela dilata a nossa esperança e aumenta a nossa fé! Jesus é o Verbo encarnado que veio salvar os homens, morrendo crucificado. Ele é o Rei dos reis, mas é sobretudo «Aquele que nos ama e nos libertou do pecado pelo seu sangue!» Deste modo, à visão gloriosa de Jesus, Senhor do Universo, devemos juntar a imagem amorosa de Jesus Crucificado, pedindo a nossa correspondência e a nossa gratidão. Temos consciência de que «Ele fez de nós um reino de Sacerdotes para Deus seu Pai?» Somos testemunhas da sua «glória e do seu poder?»

O meu reino não é deste mundo

Rei dos reis e Senhor dos senhores escolheu o caminho do Calvário para nos libertar da escravidão. Pelo seu sangue lavou-nos dos nossos pecados. Pela Cruz estendeu a sua realeza até aos confins da terra. Prometeu: «quando eu for elevado da cruz atrairei todos a mim!»

Qual o preço que Jesus pagou para sermos cidadãos do seu reino? S Pedro dizia aos primeiros cristãos: «vede que não fostes adquiridos pelo preço de prata ou de ouro, mas pelo preciosíssimo sangue de Jesus!»

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo!

Pilatos pergunta: «Então, Tu és Rei?» Jesus responde: «Sim! Sou rei, como dizes, mas o meu reino não é deste mundo!» O reino de Jesus não se confunde com as realezas terrenas. Jesus sempre evitou este título real, nos momentos de entusiasmo em que as multidões queriam aclamá-Lo como Rei de Israel. Agora que vai ser condenado à morte, Ele próprio confessa a sua realeza, mas acrescenta: «O meu reino não é deste mundo!». A realeza de Cristo não está em função do poder temporal, político ou económico. O prefácio da missa fala de um domínio espiritual que consiste em anunciar a verdade, a justiça e a paz.

Impressiona saber que a realeza de Cristo está ligada à sua Paixão e morte de cruz. Bem sabemos que a Cruz é o trono real para o corpo chagado de Jesus. Bem sabemos que os braços de Jesus, nosso Rei, estão sempre abertos para nos receber. Para que Jesus reine sobre nós é preciso deixarmo-nos atrair pelo seu amor. Rezemos para que Jesus seja o Rei e o centro de todos os corações! «Olhemos para aquele que por nós foi trespassado!»

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.