17 de maio de 2015 – Solenidade da Ascensão do Senhor

Jesus subiu gloriosamente, quarenta dias depois de ressuscitar. Anima-nos a gastar a nossa vida no serviço de Deus e dos homens.

Também nós um dia chegaremos ao Ceu, onde estaremos com Ele para sempre, vendo-O tal como é.

SENTOU-SE À DIREITA DE DEUS

Celebramos a vitória de Jesus nesta festa da Ascensão. Sentar-se à direita do Pai significa que a Sua humanidade, que sofreu os martírios da cruz, foi glorificada. E significa que Ele tem, como homem, todo o poder. A glorificação de Jesus é também a nossa glorificação. Ele é a cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo. Estamos unidos a Ele, participamos desde já do Seu poder e da Sua vitória. A Ascensão gloriosa é sinal de que o Pai aceitou o Seu Sacrifício redentor, que nos salvou.

Subiu ao Céu e, ao mesmo tempo, continua connosco, vivo na Eucaristia. Escondido, mas vivo e presente realmente.

IDE POR TODO O MUNDO

O Senhor envia os Apóstolos por todo o mundo e promete-lhes a vitória no meio das dificuldades. Através dos milagres, o Senhor animá-los-á. Serão um testemunho da Sua presença junto deles até ao fim dos tempos.

Jesus Cristo envia-nos a nós também a dar testemunho d’Ele por toda a terra. O cristão tem esta obrigação pelo batismo. Torna-se participante da missão da Igreja. Torna-se corresponsável com Cristo pela salvação de todas as almas. Essa corresponsabilidade torna-se mais viva pelo Sacramento da Confirmação.

Não podemos desculpar-nos. Não podemos cruzar os braços. O Senhor anima-nos e dá-nos a Sua graça com abundância. Como Elias nos diz a cada um de nós: «levanta-te e come porque é grande o teu caminho».

Hoje a Santa Igreja convida-nos a refletir sobre os meios de comunicação social: televisão, rádio, internet, cinema, imprensa. Têm um poder muito grande no mundo.

Não podemos alhear-nos destes meios, jogando na defensiva. Temos de usá-los, cada um dentro das suas possibilidades, aproveitando-os para espalhar o bem, e divulgar o Evangelho de Cristo.

Há uma forma de ajudar que está ao de todos: rezar pelos que trabalham nestes meios de comunicação e partilhar a nossa oferta.