XXX Encontro Nacional dos ‘Jovens Sem Fronteiras’ realiza-se no Algarve

Realiza-se no Algarve nos dias 5, 6 e 7 do próximo mês de outubro o XXX Encontro Nacional do ‘Jovens Sem Fronteiras’ (JSF), movimento juvenil católico de cariz missionário.

O encontro, que contará com algumas centenas de jovens do Minho ao Algarve, terá lugar nas paróquias de Santa Catarina da Fonte do Bispo e São Brás de Alportel, onde existem os grupos algarvios daquele movimento.

Fundados em 1983 na Foz do Arelho (Caldas da Rainha), os JSF estão ligados à Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), que, em 2017, comemorou 150 anos de presença em Portugal, e existe desde 1703, em Paris, quando foi criada por Claude Poullart des Places para apoiar jovens que quisessem seguir o sacerdócio e para servir os pobres na França rural ou em missões nas colónias francesas no ultramar.

Com 38 grupos paroquiais espalhados pelo país, repartidos em quatro regiões – Minho, Douro, Centro e Sul -, o movimento tem uma dimensão missionária presente através de atividades no país e também em países lusófonos. Na Diocese do Algarve, o primeiro grupo de JSF surgiu no início da década de 1990, ligado à paróquia de São Pedro de Faro.

Fonte:https://folhadodomingo.pt