Vida Consagrada: «Rezar a Esperança» é a pauta da Semana do Consagrado

Iniciativa da Conferência Episcopal Portugal realiza-se de 26 de janeiro a 02 de fevereiro.

Lisboa, 26 jan 2024 (Ecclesia) – A Semana do Consagrado, 26 de janeiro a 02 de fevereiro, tem como lema “Rezar a Esperança” e está em sintonia com o Ano da Oração que decorre ao longo de 2024 como preparação para o Jubileu de 2025 sob o lema “Peregrinos de Esperança”.

Esta iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) pretende ser “um tempo de oração e de reflexão sobre a vida consagrada”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Semana do Consagrado tem “algumas propostas quotidianas de oração” e vai culminar em “todas as dioceses” numa vigília de oração, dia 1 de fevereiro e na eucaristia do dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrações habitualmente presididas pelo respetivo bispo.

Hoje, quando se inicia a semana de oração pelos consagrados, o bispo de Santarém, D. José Traquina, preside, às 21h30, a uma vigília de oração na Casa Luiza Andaluz, na cidade de Santarém.

Uma iniciativa promovida pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, que convida os presbíteros, diáconos, consagrados e famílias à oração uns pelos outros.

Neste sábado 27 de janeiro, na mesma casa, D. José Traquina orienta uma manhã de retiro com os consagrados de toda a diocese, convidados para este “momento de oração e reflexão”.

A CIRP tem material de apoio para esta semana sendo que a prece para hoje (26 de janeiro) é “Por todos os cristãos, para que, dinamizados pelo Espírito, vivam animados pela esperança e dela deem testemunho, sobretudo aos que vivem em sofrimento”.

No dia do consagrado, 02 de fevereiro, a CIRP tem como prece “Para que todos os consagrados saboreiem o dom que lhes é concedido pelo Senhor e dele deem testemunho segundo o carisma e missão a que são chamados, e sejam assim um sinal da força do amor de Deus para todos”.

Neste espírito, a organização propõe um esquema simples de lectio divina para cada dia da Semana do Consagrado, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro.

Um esquema clássico da lectio: começando pela invocação do Espírito, segue-se a leitura e sucessiva meditação, que desembocam na oração a Deus e na contemplação ativa do dia-a-dia.

Para cada dia foram escolhidos os textos propostos para a eucaristia, procurando “neles luz para viver mais intensamente a nossa consagração, sobretudo nas dimensões da oração, da paz e da esperança que, este ano, dão mote à vivência desta semana”.

A oração proposta socorre-se dos “ritmos da música de Taizé, enquanto realidade de vida consagrada ecuménica”, que procura viver ao ritmo da Palavra de Deus.

LFS