Vaticano: «Um dia será o último. E se fosse hoje?», questiona Francisco, dirigindo-se a todos os católicos

Papa diz que é preciso estar prontos para o encontro com Deus, na fé e no amor ao próximo

 

Cidade do Vaticano, 12 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou hoje os católicos de todo o mundo a estar “prontos” para o encontro com Deus, vivendo com fé e com amor ao próximo.

“Seria bom pensar um pouco: um dia será o último. E se fosse hoje, como estaria preparado?”, questionou, numa catequese inspirada na passagem do Evangelho que é lida hoje nas igrejas de todo o mundo, na qual se sublinha a necessidade de estar preparados para a vinda do Senhor, a qualquer hora.

“Não devo fazer isto, aquilo… preparar-se como se fosse o último dia, isto faz-nos bem”, acrescentou.

Francisco sublinhou que a condição para “estar prontos” para este encontro “não é apenas a fé, mas uma vida cristã rica de amor pelo próximo”.

“Se nos deixarmos guiar pelo que parece mais cómodo, pela busca dos nossos interesses, a nossa vida torna-se estéril”, advertiu.

O Papa desafiou os crentes a praticar “gestos de amor, de partilha, do serviço ao próximo em dificuldade”.

“O Senhor poderá chegar a qualquer momento e mesmo o sono da morte não nos assustará, porque temos a reserva acumulada com as boas obras de todos os dias”, sustentou.

Francisco insistiu na necessidade de não “esperar pelo último momento” da vida para colaborar com Deus.

Após a oração do ângelus, o Papa recordou a beatificação de 60 mártires da Guerra Civil espanhola que decorreu este sábado em Madrid.

Os novos beatos eram sacerdotes, religiosos, noviços e leigos, “mortos por ódio à fé durante a perseguição religiosa” na Espanha, entre 1936 e 1937.

“Demos graças a Deus pelo grande dom destas testemunhas exemplares de Cristo e do Evangelho”, declarou.

O Papa despediu-se dos fiéis de vários países, incluindo Portugal, com votos de bom domingo e “bom almoço”, pedindo orações por si.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.