Igreja: Episcopado português inicia a Assembleia Plenária

os trabalhos vão terminar no dia 16, em Lisboa, com a inauguração da nova sede da Conferência Episcopal

Fátima, 13 nov 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) inicia hoje a Assembleia Plenária, em Fátima, que termina no dia 16 com a inauguração da nova sede do episcopado, em Lisboa.

A 193.ª Assembleia Plenária da CEP começa na segunda-feira, em Fátima, com o discurso do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, pelas 16h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

A 16 de novembro, a conferência de imprensa em que vai ser apresentado o comunicado final dos trabalhos está marcada para as 15h00, na Casa do Bom Pastor, em Lisboa (Estrada da Buraca, 8-12).

Os bispos católicos vão debater o novo documento orientador para a formação dos sacerdotes, a exortação apostólica pós-sinodal sobre a família e a preparação do Sínodo de 2018, dedicado aos jovens.

A Conferência Episcopal Portuguesa e os serviços nacionais da Igreja Católica em Portugal – Comissões Episcopais e secretariados dos vários setores da pastoral – têm desde agosto uma nova sede.

A Quinta do Bom Pastor tem dois edifícios: o palacete, onde estão a funcionar os serviços da Conferência Episcopal; e as casas que serviam para cursos e retiros que, após obras de requalificação e a necessária adaptação, foram transformadas nas instalações da Rádio Renascença.

A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos, este ano a comemorar 50 anos.

Entre os serviços acolhidos na nova sede conta-se o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, proprietário da ECCLESIA, que produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação agencia.ecclesia.pt e redes sociais), imprensa (semanário digital Ecclesia), rádio (Programa Ecclesia na Antena 1) e televisão (Programas Ecclesia e 70×7 na RTP2).

OC