Vaticano: Papa propõe atenção ao próximo na preparação para o Natal

Reflexão dominical centrada na figura de São João Batista

Cidade do Vaticano, 09 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que a preparação do Natal deve ser marcada, nas comunidades católicas, por gestos de atenção “especial” aos mais necessitados.
“O crente é aquele que, através da sua proximidade ao irmão, como João, o Batista, abre caminhos no deserto, isto é, indica perspetivas de esperança, mesmos nos contextos existenciais imprecisos, marcados pelo falhanço e a derrota”, referiu, desde a janela do apartamento pontifício.
Perante milhares de pessoas reunidas para a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro, Francisco pediu que todos tenham os mesmos sentimentos de Jesus, a “cordialidade e atenção fraterna que toma conta das necessidades do próximo”.
“Quantas pessoas são soberbas, ásperas, não têm uma relação de cordialidade”, advertiu.
Depois de ter iniciado o tempo do Advento (os quatro domingos que antecedem o Natal) sublinhando a necessidade de vigilância, o Papa falou hoje do “caminho de conversão” proposto aos católicos na preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
A intervenção partiu da figura de São João Batista, o qual pregou contra a “frieza e a indiferença”, o “orgulho e a soberba”, pedindo perdão das próprias culpas.
Também hoje, os discípulos de Jesus são chamados a ser suas testemunhas humildes, mas corajosas, para reacender a esperança, fazer perceber que, apesar de tudo, o reino de Deus continua a construir-se, dia após dia, com o poder do Espírito Santo”.
O Papa convidou os católicos a semear “paz, justiça e fraternidade”, e a contrariar a “mentalidade do mundo”, colocando no centro da vida “Jesus e a sua palavra de luz”, que inspira gestos de reconciliação.
“Não é fácil, pensamos sempre em quem tem de dar o primeiro passo. O Senhor ajuda-nos, quando existe boa vontade”, observou.
Após a oração, o Papa despediu-se dos visitantes e peregrinos com os tradicionais votos de “bom domingo” e “bom almoço”.
OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.