Cidade do Vaticano, 05 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa dedicou à internet e às redes sociais a sua intenção de oração do mês de junho, pedindo que estes espaços virtuais sejam marcados por relações de respeito e amizade.
“Que a Internet não seja um lugar de alienação. Que seja um lugar concreto, um espaço rico em humanidade. Peçamos juntos para que as redes sociais não anulem a própria personalidade, mas que favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”, refere Francisco, no vídeo divulgado hoje pela Rede Mundial de Oração do Papa.
O ‘Vídeo do Papa’ pode ser visto no YouTube e nas redes sociais deste projeto, promovido pelos Jesuítas.
“A Internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade. A comunicação, os seus lugares, os seus instrumentos trouxeram consigo uma ampliação dos horizontes, um crescimento, para tantas pessoas. Aproveitemos as possibilidades de encontro e de solidariedade que as redes sociais oferecem”, defende o Papa.
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil assinala, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que “quase sem dar conta convivemos com as redes sociais, mas muitas vezes, em vez de funcionarem como um instrumento de verdadeira comunicação e comunhão, revelam-se um meio de discórdia e desinformação”.
Para contrariar esta tendência, o padre Frédèric Fornos sugere que se faça das redes sociais “lugares de humanização, de abertura ao outro, à sua cultura, à sua tradição religiosa e espiritual, à sua diferença; lugares de diálogo ao serviço de uma cidadania responsável”.
As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa, que congrega cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Vídeo do Papa, que conta com o apoio da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, é produzido pela La Machi – Comunicação para Boas Causas, com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam, Doppler Email Marketing e a colaboração de Vatican Media.
Desde o seu lançamento, em janeiro de 2016, já teve mais de 24 milhões de visualizações nos seus canais próprios.
O Secretariado Nacional do Apostolado da Oração é a obra da Província Portuguesa da Companhia de Jesus responsável por dinamizar a Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração em Portugal.
OC