Vaticano: Papa desafia a servir quem «não tem como retribuir»

«Valor de uma pessoa não depende do papel que desempenha, do sucesso que tem, do trabalho que faz, do dinheiro», sublinha Francisco

Cidade do Vaticano, 19 set 2021 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que os católicos são chamados a servir, em particular, quem precisa e “não tem como retribuir”.

“O valor de uma pessoa não depende do papel que desempenha, do sucesso que tem, do trabalho que faz, do dinheiro no banco; não, não depende disso: a grandeza e o sucesso, aos olhos de Deus, têm um padrão diferente, são medidos pelo serviço”, realçou, perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a recitação do ângelus.

Francisco convidou a rejeitar uma visão centrada no sucesso exterior e sublinhou que, para um cristão, o verdadeiro valor está “não no que se tem, mas no que se dá”.

“A nossa fidelidade ao Senhor depende da nossa disposição para servir. E isso, sabemo-lo, custa”, apontou.

Quanto mais servimos, mais sentimos a presença de Deus. Principalmente quando servimos aqueles que não têm nada para nos dar em troca, os pobres, abraçando as suas dificuldades e necessidades, com terna compaixão”.

O Papa declarou que, quando aumentam este cuidado e disponibilidade para com os outros, as pessoas tornam-se mais “livres interiormente, mais semelhantes a Jesus”.

“Acolhendo quem está marginalizado, abandonado, acolhemos Jesus, porque Ele está ali”, acrescentou.

Após a recitação do ângelus, Francisco quis rezar pelas pessoas que estão “injustamente detidas em países estrangeiros”, considerando que, “infelizmente”, existem muitos casos, por diversas razões, “e por vezes complexas”.

O Papa desejou que todos possam “regressar a casa o mais rapidamente possível”, no “devido cumprimento da Justiça”.

A intervenção evocou ainda as recentes inundações no México, que fizeram várias mortes num hospital do Estado de Hidalgo.

OC

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.