Vaticano: Papa convoca consistório para criação de cinco cardeais

Celebração marcada para 28 de junho

Cidade do Vaticano, 21 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco anunciou hoje a realização do quarto consistório do seu pontificado, para a criação de cinco cardeais eleitores, a 28 de junho, véspera da festa de São Pedro e São Paulo.

Os novos cardeais são D. Jean Zerbo, arcebispo de Bamaco, Mali; D. Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, Espanha; D. Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, Suécia; D. Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Paksé, Laos; e D. Gregório Rosa Chávez, bispo auxiliar da Diocese de San Salvador, El Salvador, amigo e colaborador de D. Óscar Romero.

O anúncio foi feito no final da recitação da oração do Regina Coeli, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

O Papa explicou que a proveniência de “várias partes do mundo” dos futuros cardeais é um sinal da universalidade da Igreja.

Francisco deixou votos de que estes sejam “verdadeiros servidores da comunhão eclesial” e “anunciadores alegres do Evangelho em todo o mundo”, apoiando “mais intensamente” o serviço do Papa.

O último consistório tinha sido celebrado em novembro de 2016, reforçando o papel das “periferias” no Colégio Cardinalício.

Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco tem vindo a alargar as fronteiras das suas escolhas, com uma mudança mais visível no peso específico da África, Ásia e Oceânia.

Quando foi eleito, o atual Papa tinha como colaboradores apenas 22 cardeais eleitores destes três continentes; em junho, vai haver 15 cardeais eleitores da Ásia, 15 de África, 17 da América Latina, 17 da América do Norte, 4 da Oceânia e 51 da Europa (42% do total).

O Colégio Cardinalício passa a contar com 53 cardeais criados no pontificado de Bento XVI, 49 no do Papa Francisco e 19 no de São João Paulo II.

Portugal está representado no Colégio Cardinalício por três cardeais: D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, e D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito, ambos eleitores; e D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

OC