A FAMÍLIA ESTRUTURADA

A família estruturada, evolutiva e adaptativa exige que todos, e cada um, segundo a respetiva idade e estatuto reconhecido, se acolham e respeitem. Na base exige-se que o casal seja dinâmico e com capacidade de escolha ponderada e de compromisso de amor afetivo, responsável e fiel, com a comum intencionalidade de fertilidade ponderada. Pai e mãe devem ajudar na educação dos filhos para a liberdade e a correspondente responsabilidade segundo uma objetiva escala de valores humanistas, cívicos e religiosos, em consonância com a verdade e a equidade.

Nas propostas educativas é essencial transmitir aos filhos os critérios da autenticidade humana. Por definição cada pessoa é uma entidade com identidade única, mas deve assumir a atitude de abertura dialogante aos outros, diferentes mas convergentes no essencial bem esclarecido, porque pertencemos à mesma espécie.

Na elaboração dos critérios de busca da verdade, da justiça, da honestidade, da competência e da equidade solidária é essencial tornarem-se progressivamente pessoas adultas, livres e responsáveis tendo em conta o bem comum .

 

 

Fonte: revista Rosário de Maria

Ano 73| nº 768| abril de 2017

Autor : Frei Bernardo Domingues, op

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.