Vaticano: Papa continua a recuperar em «boas condições» da operação e vai ficar internado cerca de sete dias

Francisco encontra-se na Policlínica Gemelli, em Roma

Cidade do Vaticano, 05 jul 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco está em “boas condições, vigilante” e prevê-se um internamento de cerca de sete dias, após a cirurgia de cerca de três horas realizada este domingo, informou hoje a Sala de Imprensa da Santa Sé.

“O Papa Francisco está em boas condições gerais, atento e a respirar espontaneamente”, informa um novo comunicado enviado aos jornalistas pelo porta-voz do Vaticano.

Matteo Bruni explica que a cirurgia para estenose diverticular, realizada este domingo, 4 de julho, na Policlínica  Gemelli, “envolveu uma hemicolectomia esquerda” e durou cerca de três horas.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, espera-se que Francisco fique internado “cerca de 7 dias, salvo complicações”, a recuperar a cirurgia realizada este domingo.

O porta-voz do Vaticano já tinha informado que o Papa “reagiu bem” à intervenção cirúrgica por causa de problema no cólon; A operação foi realizada pelo especialista italiano Sergio Alfieri, com assistência de outros três médicos.

O Papa está alojado no 10.º andar do hospital universitário, nas mesmas instalações que acolheram São João Paulo II por diversas ocasiões, no seu pontificado, e chegou ao local sem qualquer comitiva a acompanhá-lo.

Francisco dedica habitualmente o mês de julho a um período de descanso, sem audiências oficiais nem viagens, presidindo apenas à recitação dominical do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.

Jorge Mario Bergoglio, de 84 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

Ao longo do seu pontificado, o atual Papa teve várias crises ligadas à dor ciática, que o obrigaram a cancelar alguns eventos.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, dirigiu a Francisco os seus “mais cordiais votos de uma boa convalescença e de uma recuperação ainda melhor e rápida”.

A Diocese de Roma e a Conferência Episcopal Italiana também enviaram mensagens a Francisco.

OC/CB

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.