Vaticano: Papa apela à defesa do ambiente

Francisco associou-se a jornada ecológica promovida pelo episcopado italiano

Cidade do Vaticano, 31 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje no Vaticano à defesa do meio ambiente, associando-se a uma jornada ecológica do episcopado católico da Itália.

“Amanhã [segunda-feira], na Itália, celebra-se o ‘Dia da Proteção da Criação’, promovido pela Conferência Episcopal. O tema deste ano é muito importante: ‘Educar para a proteção da Criação, para a saúde de nossas comunidades e das nossas cidades’”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas para a recitação da oração do ângelus, na Praça de São Pedro.

“Desejo que se reforce o compromisso de todos, instituições, associações e cidadãos, para que sejam protegidas a vida e a saúde das pessoas, também respeitando o ambiente e a natureza”, acrescentou.

A intervenção aconteceu após a tradicional catequese dominical, em que o Papa pediu que os católicos não se deixem levar pelas tendências do mundo, transformando-se em “mundanos”.

“É triste encontrar cristãos sem consistência, que parecem vinho aguado e não se sabe se são cristãos ou mundanos, como o vinho aguado que não se sabe se é vinho ou água. É triste isso”, observou.

Francisco recomendou a leitura e meditação do Evangelho para que “a palavra de Jesus esteja sempre presente” na vida de cada um, e também a participação na Missa dominical.

“São muito importantes para a renovação espiritual os dias de retiro e de exercícios espirituais”, prosseguiu.

O Papa observou que os dons do “Evangelho, Eucaristia e oração” ajudam os cristãos a viver uma vida “ livre do egoísmo e da dívida da morte, cheia de eternidade”.

Nas saudações finais, Francisco lembrou a presença de peregrinos da Itália e do Chile, bem como de um grande grupo de motociclistas e de parlamentares católicos reunidos para um encontro internacional.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.