Vaticano: «Fomos criados para amar e ser amados» – Papa Francisco

Reflexão dominical recordou «grande mandamento» do Cristianismo

 

Cidade do Vaticano, 29 out 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano o “grande mandamento” do amor a Deus e ao próximo, que considerou a mensagem central de Jesus, um desafio a todos os cristãos.

“Aquilo que Jesus propõe é um ideal notável, que corresponde ao desejo mais autêntico do nosso coração. Na realidade, fomos criados para amar e ser amados”, disse, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus.

Francisco sublinhou que a intervenção de Jesus surgiu num diálogo com os fariseus, que procurava ajudar a “restabelecer aquilo que conta verdadeiramente” na prática religiosa.

“Podes fazer muitas coisas, cumprir muitos preceitos, tantas coisas boas, mas se não tiveres amor, isso não serve”, assinalou.

O Papa apresentou o amor a Deus e ao próximo como marca da “verdadeira fidelidade” à mensagem cristã.

“Deus, que é amor, criou-nos para nos tornar participantes na sua vida, para sermos amados por Ele e para amá-lo, para amar com Ele todas as outras pessoas: este é o sonho de Deus para o homem”, acrescentou.

Esta parte da intervenção encerrou-se com uma evocação da Virgem Maria, para que ajude todos a praticar na sua vida este “grande mandamento”.

Após a oração do ângelus, o Papa referiu que este sábado foi beatificado no Brasil o padre Giovanni Schiavo (1903-1967), missionário italiano, evocando um religioso que “trabalhou com zelo ao serviço do Povo de Deus e da formação dos religiosos e das religiosas”.

Francisco saudou grupos da Itália e da Venezuela, presentes na Praça de São Pedro, confiando à Virgem Maria “as esperanças e as legítimas expectativas destas duas nações”.

O grupo venezuelano fez-se acompanhar pela imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirà, conhecida como a “Chinita”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.