Home | Noticias | Vaticano: Cardeal D. António Marto foi nomeado para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Vaticano: Cardeal D. António Marto foi nomeado para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Bispo de Leiria-Fátima é membro do organismo da Cúria Romana criado em 2016 pelo Papa Francisco

Cidade do Vaticano, 06 out 2018 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje o cardeal D. António Marto membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é um departamento da Cúria Romana, foi criado pelo Papa Francisco com o documento ‘Sedula Mater’, de 15 de agosto de 2016, reunindo no mesmo organismo as competências e funções do Pontifício Conselho para os Leigos e ao Pontifício Conselho para a Família, que deixaram de existir.

O bispo de Leiria-Fátima foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório do dia 28 de junho, sendo o quinto cardeal português do século XXI e o segundo a ser designado no atual pontificado.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, D. António Marto referiu na ocasião que quer ser parceiro do Papa Francisco no processo de reforma da Igreja, disse que é necessário construir pontes e sugeriu a “medicina da misericórdia” num “mundo ferido”.

Questionado sobre os organismos da Santa Sé onde poderia ser chamado a colaborar, o novo cardeal indicou como um dos possíveis a família, setor para o qual foi agora nomeado pelo Papa.

PR

Check Also

Tempo do Advento: Celebração Penitencial -15 de dezembro às 10h00

No próximo Sábado, dia 15 de dezembro, a partir das 10h00,  realiza-se a Celebração Penitencial …