Home | Noticias | Sínodo dos Bispos: D. Joaquim Mendes foi eleito relator do grupo de língua portuguesa

Sínodo dos Bispos: D. Joaquim Mendes foi eleito relator do grupo de língua portuguesa

Após quatro sessões com intervenções em plenário, iniciaram os trabalhos dos «Círculos Menores», nesta 15ª assembleia com um «Circulus Lusitanus»

Cidade do Vaticano, 06 out 2018 (Ecclesia) – D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família foi eleito relator do ‘Circulus Lusitanus’ do Sínodo dos Bispos, o grupo de trabalho em língua portuguesa da reunião que decorre no Vaticano.

O círculo menor em português do Sínodo dos Bispos, o ‘Circulus Lusitanus’, é composto por padres sinodais, peritos, auditores e assistentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola e Moçambique, apurou a Agência ECCLESIA.

O ‘Circulus Lusitanus’ tem por relator um dos dois bispos que representa a Conferência Episcopal Portuguesa, D. Joaquim Mendes, e por moderador o cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de vida apostólica.

A 15ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos decorre no Vaticano entre os dias 3 e 28 de outubro, tem por tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ e reúne 267 representantes dos episcopados católicos, além de especialistas e convidados, entre eles 34 jovens, com idades dos 18 aos 29 anos.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está representada pelos presidentes das Comissões que acompanham Pastoral Juvenil e Vocações: D. Joaquim Mendes – bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família – e D. António Augusto Azevedo – bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Após a Missa e a sessão de abertura, no dia 3, os participantes no Sínodo dos Bispos realizaram intervenções na aula sinodal em quatro sessões, estando em discussão a I Parte do ‘Intrumentum laboris’, que tem por tema “Reconhecer: a Igreja à escuta da realidade”.

A primeira sessão dos Círculos Menores iniciou na tarde desta sexta-feira e inclui, como nas intervenções na assembleia sinodal, o português entre as seis línguas oficiais.

PR

Check Also

8 de dezembro de 2018 – Solenidade da Imaculada Conceição

Bendita seja a santa e Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, canta a Igreja hoje. …