VAMOS À FONTE BATISMAL

A igreja vem dedicando, nos últimos anos, a sua atenção a temáticas muito oportunas: foi o ano paulino e o ano da fé; o ano da eucaristia e o do sacerdócio; o da vida consagrada e agora, por uma feliz inspiração do papa Francisco, o ano jubilar da misericórdia divina.

O objetivo será, face às convulsões que constatamos nos nossos dias, que se experimente o oásis da misericórdia que Deus é no deserto em que o mundo se vai convertendo, a fim de que também o homem se torne um pouco mais animado e portador desse dom.

Para tanto foi elaborado um programa que teve o seu lançamento com a abertura da porta santa em algumas igrejas jubilares e a sua continuação nas várias comunidades paroquiais.

Entre os gestos preconizados sobressaiu a bênção da fonte batismal que, a partir de então, ficou assinalada como “fonte da misericórdia e da vida”, junto da qual se colocou uma prece que qualquer fiel poderá recitar, renovando o seu batismo e tocando a água lustral com se se pode benzer, como aconteceu nesse dia.

É uma forma de experimentar a misericórdia divina que não nos deixou reféns da nossa exclusão da comunhão trinitária, mas a refez, convertendo-nos em seus agentes ao serviço de quantos ainda estejam dela privados.

Diversos outros gestos e atuações fazem parte das propostas deste ano jubilar, a que se irá fazendo referência com o decurso do mesmo. Por agora chama-se a atenção para este que somos convidados a realizar, uma e outra vez, deixando-nos invadir pelo “orvalho” da misericórdia divina, em ordem a uma vida cristã cada vez mais fecunda.

O Pároco de São Luís