Mensagem do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sublinha papel dos visitantes para ajudar populações pobres
Cidade do Vaticano, 01 ago 2017 (Ecclesia) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé, divulgou hoje a sua mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2017, apelando à “responsabilidade” nas férias, particularmente junto dos mais pobres.
“O tempo de férias não pode ser pretexto para a irresponsabilidade nem para a exploração: ao contrário, é um tempo nobre, no qual cada um pode agregar valor à sua vida e à dos outros”, refere o texto, assinado pelo prefeito do referido organismo, cardeal Peter Turkson.
A mensagem alude, em particular, ao respeito pelo meio ambiente e pelo “contexto sociocultural”, com atenção à “salvaguarda da dignidade pessoal e dos direitos dos trabalhadores”, bem como às pessoas “mais desfavorecidas e vulneráveis”.
O Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro, tem este ano como tema ‘Turismo Sustentável: um instrumento ao serviço do progresso’, na sequência da decisão da ONU que fez de 2017 Ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento.
A Santa Sé fala num fenómeno de grande importância, com “papel relevante nas economias dos Estados e nas políticas que apostam no desenvolvimento”.
“O turismo pode ser um instrumento importante para o crescimento e o combate à pobreza”, observa o texto do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com votos de que este setor seja um “veículo de novas oportunidades, e não fonte de problemas”.
“Convidamos todas as pessoas envolvidas a comprometerem-se num sério discernimento e promoverem iniciativas neste sentido, aliando comportamentos e mudanças nos estilos de vida a um modo novo de se propor em relação ao outro”, apela o cardeal Turkson.
OC