TEMPO DO ADVENTO

«O tempo do Advento tem uma dupla caraterística: é um tempo de preparação para a solenidade do Natal do Senhor em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus ao mundo, e é também um tempo em que, por meio desta lembrança, os corações se voltam para a expetativa da segunda vinda de Cristo no dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento apresenta-se como um tempo de piedosa e alegria expetante».

A tónica fundamental do Advento não é, portanto, uma atitude de penitência em vista do julgamento do Senhor na Sua segunda vinda, mas é, acima de tudo, uma celebração comemorativa da Encarnação.

Espiritualidade do Tempo do Advento

Tempo de espera vigilante e alegre e convite à esperança e à conversão: confio em Vós, meu Deus; que eu não seja envergonhado!

Vem, Senhor Jesus!

As atitudes interiores que melhor nos preparam para a celebração da Encarnação podem resumir-se assim:

1. Manter-nos vigilantes na fé, na oração e numa abertura atenta e disponível para reconhecermos os «sinais» da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e em todos os momentos da vida, até ao fim dos tempos.

1. Seguir pelos caminhos traçados por Deus, sem nos extraviarmos. Converter-nos.

1. Com a nossa caridade generosa e paciente e com a abertura a todas as iniciativas de bem, pelas quais «aqui» e «agora» se constrói o Reino futuro, darmos testemunho da alegria que Jesus nos traz.

1. Mantermos um coração pobre, imitando «os pobres» do Evangelho que, por serem pobres, souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que veio salvar os homens.

1. Participar na celebração da Eucaristia neste tempo de Advento significa reconhecer e acolher o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós e segui-l’O no caminho que leva ao Pai, para que, com a Sua vinda gloriosa no fim dos tempos, nos faça «tomar parte na vida eterna».

Três figuras bíblicas

Isaías: o Profeta do anúncio e da esperança

João Baptista:  O último Profeta. Sinal da intervenção de Deus.

Maria Santíssima: Na celebração do Natal, Maria sobressai como colaboradora. Não parece descabido definir o Advento «o mês mariano por excelência», que se abre com o mistério da Imaculada Conceição e se conclui nas vésperas da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.