TEMPO DA QUARESMA

A observância anual da Quaresma é um tempo favorável pelo qual se sobe ao monte santo da Páscoa. Pela sua dupla caraterística, o tempo quaresmal prepara os catecúmenos e os fiéis para a celebração do mistério pascal.

Os catecúmenos, pela eleição e escrutínios e também pela catequese, são conduzidos aos sacramentos da iniciação cristã; os fiéis, ouvindo de uma forma mais intensa a Palavra de Deus e aplicando-se mais à oração, preparam-se, pela penitência, para renovar as promessas do batismo.

Através da catequese, inculque-se no espírito dos fiéis, juntamente com as consequências sociais do pecado, aquela natureza genuína da penitência que leva a detestar o pecado com ofensa a Deus. Não se ponha de parte o papel da Igreja na ação penitencial e insista-se na oração pelos pecadores. A penitência quaresmal não há-de ser meramente interna e individual, mas também externa e social, orientada para as obras de misericórdia a favor dos irmãos.

Aos fiéis recomende-se uma participação mais intensa e frutuosa na liturgia quaresmal e nas celebrações penitenciais.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.