A MISERICÓRDIA E O PECADO

O Evangelho é a revelação em Jesus Cristo, da misericórdia de Deus para com os pecadores. O anjo anuncia a José: “Tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados (Mt 1,21). O mesmo se dá com a Eucaristia, sacramento da redenção: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26,28).

“Deus nos criou sem nós, mas não quis salvar-nos sem nós. Acolher sua misericórdia exige de nossa parte a confissão de nossas faltas. “Se dissermos: “Não temos pecado”, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, Ele, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça”  (1 Jo  1, 8-9).

Como afirma São Paulo: “Onde avultou o pecado, a graça superabundou” (Rm 5,20). Mas, para realizar seu trabalho, deve a graça descobrir o pecado, a fim de converter nosso coração e nos conferir “a justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor” “Rm 5,21). Como o médico que examina a ferida antes de curá-la, assim Deus, por sua palavra e por seu Espírito, projeta uma luz viva sobre o pecado.

A conversão requer que se lance luz sobre o pecado; ela contém em si mesma o julgamento interior da consciência. Pode-se ver nisso a prova da ação do Espírito de verdade no mais íntimo do homem, e isso se torna ao mesmo tempo o início de um novo dom da graça e do amor: “Recebei o Espírito Santo”.

Assim, nesta ação de “lançar luz sobre o pecado” descobrimos um duplo dom: o dom da verdade da consciência e o dom da certeza da redenção. O Espírito de verdade é o Consolador.

Fonte: Cerimonial dos Bispos

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.