Durante o mês de junho, o mês em que a luz do sol brilha com mais intensidade e começa o Verão, multiplicam-se as festas populares. Mas quem são eles?
SANTO ANTÓNIO
O Santo António celebra-se no dia 13 de junho. Uns dizem que é de Pádua, mas nasceu em Lisboa nos inícios do século XII. Foi frade franciscano. O desejo de ser missionário levou-o ao norte de africa. Ao regressar a Portugal, uma tempestade levou-o para a Itália, onde se notabilizou pela sua sabedoria e pela maneira como anunciava o Evangelho ao povo simples e humilde. Morreu ainda jovem mas já toda a gente lhe chamava santo.
Santo António é celebrado sobretudo em Lisboa, a sua cidade natal. O povo vem à rua para conviver alegremente. Este ambiente festivo tem algo a ver com o espírito franciscano: simplicidade, alegria.
SÃO JOÃO
No dia 24 de junho celebra-se o nascimento de João Baptista, filho de Zacarias e de Isabel. Nasceu com a missão de ser o anunciador da vinda de Jesus. Exultou de alegria no ventre de sua mãe quando esta recebeu a visita de Maria de Nazaré. Ele não era a luz mas veio para dar testemunho da luz, que é Cristo.
São João é celebrado sobretudo no Porto. Nessa noite em que o dia do ano tem mais luz e a noite é mais pequena, o povo sai à rua, de uma forma espontânea e num clima de fraternidade. Este ambiente festivo tem algo a ver com a mensagem de Jesus: Ele veio para ser a luz de todos os povos e fazer de todos nós um povo de irmãos.
SÃO PEDRO
São Pedro celebra-se a 29 de junho. Era um pescador do mar da Galileia. Um dia, Jesus passou por ali e disse-lhe: “Vinde e segue-me. Farei de ti pescador de homens”.
São Pedro é celebrado sobretudo pelos pescadores. Em algumas cidades piscatórias, levam o seu andor até à praia e lá imploram, por intercessão do santo, a bênção de Deus para as suas atividades.
Neste dia de junho celebramos com alegria aquele que, sendo um humilde pescador, foi bispo de Roma e primeiro Papa da Igreja.
Fonte: Jornal Cavaleiro da Imaculada
Nº 987| junho de 2016| ano 56