“Salvos, pela sua misericórdia” (Tt.3,4)

        Todos os anos teremos sido alertados por este anúncio, na celebração de cada Natal. Ele nos é  apresentado por Paulo na sua carta a Tito, na eucaristia da aurora desse dia. Mas, quem terá caído na conta do seu alcance e conteúdo?

        Desta vez, no entanto, a celebração do Ano da Misericórdia, já em curso, não nos poderia deixar mais na mesma. Teremos de advertir e interiorizar que a boa nova da vinda de Jesus será a expressão maior da misericórdia de Deus.

        Tal como ao seu povo exilado no Egipto, na Babilónia ou na sua própria terra, Deus envia Moisés, reis e profetas que o libertam, orientam e conduzem, assim hoje, a um mundo cativo, tantas vezes, nas fronteiras das próprias amarras (ideologias, poderes, prazeres, vaidades…ou medos, inseguranças e desânimos) a misericórdia de Deus se revela, uma vez mais, incarnando no coração das nossas debilidades, expetativas e projetos. De fato, as levas de refugiados em ritmo crescente, a multiplicação de atentados cada vez mais inusitados, os frequentes conflitos entre países por questões de fronteiras ou outras, para não referir os atentados à vida humana logo na sua génesis, a desagregação da família como ícone da trindade, a diluição da dimensão transcendente da vida pessoal e comunitária, enfatizando o que é caduco, superficial e efémero, tudo isto será, neste dealbar de milénio, incentivo a que redescubramos o rosto dum Deus que, ao longo dos milénios, não tem cessado de nos surpreender com a sua misericórdia, face a um mundo que vamos construindo ao arrepio do seu plano de amor.

        Ele não cessa de nos interpelar, através deste e múltiplos outros sinais, para a necessidade de, tal como o povo bíblico, empreendermos uma marcha de deserto, abatendo montanhas, preenchendo vales, endireitando veredas e demolindo escarpas,  como repetidamente nos increpa a palavra deste tempo de advento, pela voz  audaciosa de João Batista.

       Que atenção a tudo isto perpassa pelas movimentações, rituais, tradições e sinais que tão manifestamente caraterizam esta quadra, é pergunta que não nos poderemos deixar de formular. Depois de tudo isto será que se fez mesmo a experiência da misericórdia de Deus?

       Uma vez que a igreja é depositária deste singular património  de que o mundo tão impunemente se vai aproveitando e oportunisticamente instrumentalizando, a ela compete, sem excluir o contributo de todos os que de boa vontade a corroboram, ser o seu rosto visível, cultivando-a no seu seio e irradiando-a na sua ação. Fá-lo -á, como sabemos, através da prática das obras de misericórdia, corporais e espirituais que, já a partir das comunidades cristãs, já por meio de inúmeras Instituições de solidariedade social  vai alimentando.

      Este será o rosto mais visível da misericórdia divina, atuando pelos  mediadores que todos devemos ser. Sempre assim tem acontecido – haja em vista as misericórdias que há séculos se dedicam a esta causa – requerendo-se que hoje o façam com novo vigor, criatividade e espirito de serviço.

      Seja este o empenho que perdure como fruto  visível e saboroso do ano da misericórdia em que entramos.

O Pároco de S. Luís

Check Also

Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família

5 de maio de 2024 No primeiro Domingo deste mês de maio celebramos o Dia …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.