Reforçar o sentido de comunidade

A pandemia que vivemos trouxe novos desafios à forma como nos relacionamos e vivemos a comunidade. Ainda que seja cedo para percecionarmos uma grande parte dos efeitos sociais resultantes da pandemia, podemos afirmar que as normas de distanciamento social e de restrições no comportamento social acentuaram em muitos casos o isolamento social e a desconfiança no “outro”.  Estes desafios trazem, no entanto, também novas oportunidades, de fortalecimento do sentido de comunidade, de que são exemplo as múltiplas iniciativas de apoio de vizinhança durante a quarentena.

As comunidades reinventam-se, com momentos “à janela”, demonstrações de solidariedade e de apoio comunitário, redes de voluntariado de proximidade e, em muitos casos, através do recurso às novas tecnologias, que tornou mais fácil e acessível o contacto com amigos e família à distância. Plataformas que usamos diariamente, como o Whatsapp o Skype ou o Facebook tornaram-se, ainda mais, parte do dia a dia e permitem-nos encurtarmos distâncias.  Um bom exemplo trata-se das novas formas de voluntariado e apoio à comunidade, que se adaptaram à realidade atual, tendo as organizações promotoras de voluntariado desenvolvido outras formas de voluntariado e de cidadania ativa, como é exemplo o voluntariado digital ou iniciativas de acompanhamento telefónico.

Mas estes desafios são maiores e continuam a colocar “à margem” muitos, pelo que esta proximidade digital não é suficiente, como aliás nos elucida o Papa Francisco na última encíclica “Fratelli Tutti”, realçando que as relações digitais “têm aparência de sociabilidade, mas não constroem verdadeiramente um «nós»”

O exercício de repensarmos a vida pós pandemia deve assim envolver necessariamente o modo como vivemos “a” e “em” comunidade, como percecionamos o “nós”, partindo do mote de não deixarmos ninguém para trás, de como criamos novas dinâmicas que fortaleçam as redes de apoio formal e informal.  Precisamos de reforçar a nossa presença e atenção com os que nos estão próximos, mas também, como nos impele o Papa Francisco na mesma encíclica, a “alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte do meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim”.

Precisamos, mais do que nunca, de reforçar o sentido de comunidade e procurarmos criar pontes, aumentando o sentimento de união e empatia para com quem nos rodeia e que está a passar por situações iguais ou semelhantes à nossa.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: Afonso Borga
Mestre em Estudos de Desenvolvimento e Gestor de Projetos de Responsabilidade Social. 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.