Reflexão mensal: Movimento da Mensagem de Fátima -Algarve

A Mensagem de Fátima radica na revelação privada, quer a Lúcia de Jesus dos Santos e Francisco e Jacinta Marto, nas três aparições do Anjo (1916) e nas seis aparições de Nossa Senhora (1917), quer nas aparições apenas a Lúcia (sétima aparição de Nossa Senhora em Fátima (15/06/1921); aparições de Nossa Senhora e do Menino Jesus (10/12/1925) e do Menino Jesus (15/02/1926) em Pontevedra; aparição de Nossa Senhora em Tui (13/06/1929)).
Sendo uma revelação privada, as mesmas foram consideradas dignas de fé a 13 de outubro de 1930, após processo canónico instaurado pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva.
A Mensagem de Fátima gira em torno a três eixos essenciais, que brotam do Evangelho e perpassam pelo que Nossa Senhora transmitiu aos pastorinhos:

Oração
A oração pedida em Fátima é tradicionalmente interpretada numa perspetiva exclusivamente mariana: a recitação do terço e a devoção dos cinco primeiros sábados.
Contudo, a oração pedida por Nossa Senhora, mesmo a recitação do terço ou a devoção dos primeiros sábados, é profundamente cristocêntrica. A oração na Mensagem de Fátima volta-se sempre para o Pai, através do Filho, no Espírito Santo, tendo como pano de fundo as necessidades da Humanidade e da Igreja: disto nos dá testemunho a própria vida dos pastorinhos, com os exemplos de Francisco, em adoração diante de “Jesus Escondido”, ou Jacinta, rezando pelo “Bispo vestido de branco”.
As orações ensinadas pelo Anjo, que ainda hoje rezamos diante do Santíssimo Sacramento, ou as jaculatórias do terço, ensinadas por Nossa Senhora, também têm uma grande profundidade e centralidade na Trindade e nas suas Pessoas.

Conversão
Um dos apelos mais prementes da Virgem é o apelo à mudança de vida: “Não ofendais mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido”.
O apelo da Senhora traz reminiscências do apelo com que Jesus começa a sua vida pública: é tempo de mudar de vida e acreditar na Boa Nova. Este é o apelo que, ao longo de mais de 2000 anos, toda a Igreja foi anunciando, quer a Si mesma, quer ao Mundo.

Em Fátima, este apelo à mudança de vida reveste-se de um carácter singular: a insistência na urgência. Deus não está feliz com a Humanidade em geral: fugimos d’Ele, como os nossos pais. Tivemos vergonha e escondemo-nos, mas para onde poderemos escapar d’Ele? Maria lembra-nos: estamos a tempo, sempre a tempo, de mudar de vida e entrar na alegria de Deus.

Penitência
Conjuntamente com a oração e a conversão, a penitência conforma o tripé essencial da Mensagem de Fátima.
Em Fátima a penitência tem sentido reparador: consolar dos seus sofrimentos, os Corações de Jesus e Maria, pela prática de uma mortificação que reconheça os limites do próprio eu.
Nossa Senhora pediu aos Pastorinhos o oferecimento total a Deus, através das práticas de mortificação do corpo, como o jejum ou os sacrifícios físicos. Contudo, também lhes pede que não exagerem nessas mesmas práticas, como, por exemplo, a 13 de outubro de 1917, quando pede que não usem o cilício enquanto dormem. Como boa Mãe, Maria lembra-nos que a mortificação em excesso pode afastar-nos mais do seu Coração e do Coração de seu Filho, que precisam das pequenas provas do nosso amor por eles que lhes podemos oferecer nas pequenas privações do dia-a-dia.

Qual a atualidade da Mensagem de Fátima
A Mensagem de Fátima, como revelação pessoal, é uma forma específica de viver o Evangelho de Jesus Cristo: bebe dele, a ele retorna, está nele enraizada. É uma mensagem actual e profundamente arraigada no coração do nosso povo. Em comunhão com a Igreja, é um modo de viver o Evangelho com frutos de santidade já demonstrados.
Como fazer chegar a Mensagem de Fátima ao Povo de Deus
É possível fazer chegar esta mensagem ao Povo de Deus, partindo, sobretudo, da experiência pessoal que todos e cada um temos com Fátima enquanto evento e experiência espiritual. Esta pode ocorrer a partir de peregrinações a Fátima ou do aproveitamento de eventos e datas significativas.
Um dos meios comprovados para fazer espalhar esta mensagem é o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), um movimento da Igreja Católica que tem como principal objetivo propagar a mensagem de Nossa Senhora, seguido o exemplo e testemunho dos Santos Francisco e Jacinta Marto e da Serva de Deus Lúcia de Jesus, na vivência da oração, da conversão e da penitência.

O MMF organiza-se a nível nacional, diocesano e paroquial, a partir de pequenos grupos de oração e formação chamados Grupos de Ação Paroquial, sob a coordenação de um responsável. Ao nível da paróquia, os associados, chamados mensageiros, são coordenados por uma direção (o Secretariado Paroquial), nomeado pelo Assistente (o pároco), que trabalha em conjunto com o Secretariado Diocesano para alcançar os objetivos do Movimento.
O Secretariado Paroquial é composto por um Presidente, Secretário, Tesoureiro e os responsáveis dos campos apostólicos da Oração, das Peregrinações, dos Doentes e pessoas portadoras de deficiência, e dos sectores infantil (Pequenos Mensageiros) e Juvenil. Durante o processo de constituição do Secretariado, todas as funções podem ser acometidas a um responsável paroquial, que servirá de ligação entre o Secretariado Diocesano e a Paróquia, com a missão de constituir um Secretariado tão rápido quanto possível.
Como em todas as associações de fiéis, os mensageiros têm direitos e deveres perante o Movimento e a comunidade, nomeadamente, rezar quotidianamente o terço do Rosário pelas intenções do Santo Padre, do nosso Bispo, do seu pároco e pelas intenções do Santuário de Fátima. Além disso, devem propagar pelo exemplo e palavra a mensagem de Nossa Senhora e contribuir, dentro das suas possibilidades, a quanto forem chamados pelo movimento.

E quais os benefícios para a minha paróquia com a Mensagem de Fátima?
A mensagem de Fátima é um poderoso veículo de evangelização, a partir da piedade popular e de um evento que continua a marcar os portugueses ainda hoje, mesmo os mais afastados da comunidade. Esta é uma enorme vantagem, sobretudo no que toca a conseguir alcançar alguns irmãos nossos mais afastados.
O MMF, como movimento da Igreja e ao serviço da Mensagem de Fátima e da Comunidade Paroquial e Diocesana, é também um grande auxílio ao trabalho dos ministros ordenados, sobretudo no que toca à oração sem desfalecer pelas suas necessidades, além de fomentar um espírito de verdadeira devoção à Mãe de Deus e de adoração à Santíssima Eucaristia, sobretudo com os mais jovens.
Não deixa de ser também um grande auxílio nos diversos campos da Pastoral Paroquial, nomeadamente no trabalho conjunto com a Catequese de Infância e Adolescência, com os grupos de jovens e com as Pastorais Litúrgica e da Saúde.

Na nossa Paróquia de S. Luís em Faro, às 09h00, todos os primeiros sábados do mês, na Capelinha de S. Luís, cumpre-se o pedido de Nossa Senhora à Venerável Irmã Lúcia de Jesus em Pontevedra. Relativamente às condições para ganhar o privilégio dos Primeiros Sábados elas são quatro: 1. Confissão – 2. A Comunhão Reparadora – 3. O Terço – 4. A meditação, durante 15 minutos, de um só mistério, de vários ou de todos.

Check Also

4 de outubro de 2025 – Celebração de envio dos catequistas da nossa paróquia

Caros paroquianos, neste mês de outubro, dedicado às vocações e ao Santo Rosário, inicia-se as …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.