Neste mês de Natal iremos reviver a cena dos pastores que correm para a gruta de Belém, porque querem ver Jesus. Também os sábios vindos do Oriente se põem a caminho para verem Jesus. Depois de o terem visto, ficaram cheios de alegria.
Os jovens de hoje são convidados a ver Jesus, que está de braços abertos à sua espera. Ele deseja encontrar-se com cada um, como um amigo se encontra com o seu maior amigo.
O Papa, há tempos, fez esta pergunta: «Vós rezais?» Contou a um grupo de jovens como é a sua oração diária e sugeriu-lhes que a façam com toda a simplicidade. Como fazia um camponês de Ars, que dizia ao pároco da sua aldeia: «Ponho-me diante do Sacrário da igreja, olho para Jesus e Ele olha para mim».
Uma maneira de ver Jesus consiste em ler todos os dias um texto dos Evangelhos, vendo o que ele pensava, sentia e fazia nas terras da Palestina.
Podemos também ver Jesus no rosto dos irmãos, sobretudo os famintos, os sedentos, os doentes, os presos, os marginalizados.
O encontro com Jesus fará deste Natal de 2015 um tempo especial. No encontro com Jesus descobrirmos razões para viver felizes. Ele caminha connosco.
Autor
Pe. Juan Freitas