PROMOÇÃO E RENOVAÇÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ

É uma evidência que estamos envolvidos numa “crise global” que atingiu pessoas e instituições sociais, cuja célula fundamental e que, como sabemos está ferida, é a qualidade das famílias. Os políticos e analistas centram a questão básica na economia e profetizam que a problemática instalou-se parecendo difícil ultrapassá-la a curto prazo. Reconhecendo que é um aspeto fundamental parece essencial buscar as causas remotas e próximas para prevenir futuras crises. E na base de tudo está a qualidade das pessoas sob os vários pontos de vista: competência, honestidade, verdade e ética para avaliar, discernir e prever a dinâmica presente com os respetivos efeitos no futuro; só assim será possível decidir com sentido realista dos ricos ponderados a correr a tempo e horas.

E todos sabemos, de modo mais ou menos explícito, que a qualidade solidária das pessoas depende, primeiramente, da verdade e estabilidade familiar. É verdade que o desabrochar integrado da identidade pessoal exige um ambiente familiar estável, desperto, efetivamente sadio no relacionamento conjugal e na atenção pertinente a cada filho, com as respetivas capacidades e limitações, para estimular cada um a autonomizar-se para ser em si, e capaz de selecionar corretamente os valores para tornar-se pessoa de bem.

 

 

Fonte:

Revista Rosário de Mária

Ano 72| nº 759| junho de 2016

Autor: Frei Bernardo Domingues, op

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.