Portugal: Igreja quer trabalhar com cada família para definir novos rumos

Responsáveis pelas Jornadas da Pastoral Juvenil/Jornadas Missionárias 2014 apontam prioridades

Fátima, Santarém, 21 set 2014 (Ecclesia) – As Jornadas da Pastoral Juvenil/Jornadas Missionárias 2014 que hoje se concluem em Fátima reuniram mais de 300 participantes numa reflexão conjunta sobre o tema ‘Família, um projeto’, em sintonia com a próxima assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos (5-19 de outubro).

Para o padre António Lopes, diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), as Jornadas Missionárias 2014, “ninguém tem receita” para as dificuldades da família.

“Como cristãos, a resposta vem da Família de Deus, essa é a única receita. É um Deus que envia o seu filho e nos envolve no abraço do Espírito Santo, acolhendo-nos a todos”, acrescentou.

O responsável sublinha que a missão da Igreja tem por objetivo “fazer da humanidade uma só família” e espera que a discussão sobre estas questões não se centre apenas sobre “aspetos negativos”.

“Nestas jornadas procuramos perceber como é que a família pode ser missionária na sua própria família e não apenas estar à espera”, conclui o diretor das OMP.

O padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), refere por sua vez que a discussão junto dos mais novos se centra no debater sobre a “civilização” que está a construir “não apenas no amanhã, mas já hoje”.

“Será que os jovens sentem esta urgência de refletir sobre a sua própria família, sobre si mesmos como protagonistas da construção do futuro? Urge colocar esta pergunta”, acrescentou.

O sacerdote deu como exemplo o trabalho no campo do “namoro cristão”, “a preparação para o matrimónio, a vida a dois, os filhos”, sem fugir à realidade.

“Como é que essa preparação é feita? Como é que o desemprego, a falta de trabalho nos afetam e que resposta é que nos damos?”, questionou.

Do programa, no sábado destacou-se o painel ‘Família hoje’, com Margarida Cordo, mestre em Terapia Familiar, e o teólogo Pedro Valinho, seguindo-se seis workshops.

Hoje, D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta o tema ‘Evangelho e missão da Família’ e depois jovens e missionários participam na Eucaristia no Santuário de Fátima.

De tarde, a mesa-redonda ‘Família e comunicação – Visão antropológica e filosófica…’, vai reunir Tozé Martinho, Ana Maria Magalhães, Jorge Gabriel e a professora Inês Bolinhas com a moderação de Manuel Vilas Boas, jornalista da rádio TSF, a partir das 15h00.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.