Porto: D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo auxiliar da diocese

A ordenação episcopal está marcada para dia 16 de dezembro na Catedral de Viseu

Lisboa, 27 out 2018 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje D. Armando Esteves Domingues, até agora vigário-geral da Diocese de Viseu, como novo bispo auxiliar da Diocese do Porto.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Nunciatura Apostólica em Portugal destaca ainda a decisão de Francisco em aceitar a resignação de D. António Taipa, até agora também bispo auxiliar da mesma diocese nortenha, por motivos de limite de idade.

Nas suas primeiras declarações, D. Armando Esteves Domingues, de 61 anos, realça uma notícia “que não esperava” e que por isso chegou como um “choque”, por tudo o que envolve a missão de bispo.

Aquele responsável agradece no entanto “a confiança que o Papa depositou nele” e dá também “graças a Deus” por, “ao fim de tantos anos” de missão sacerdotal e pastoral, o “continuar a chamar para novas tarefas”, neste caso na Diocese do Porto.

“Uma diocese muito bela e muito rica, pelo seu passado e presente” mas “que não se deixa ficar fechada, trancada” no que já foi feito, antes procura “projetar-se no futuro”, salienta D. Armando Esteves Domingues.

O novo bispo quis ainda deixar uma palavra de “muita estima” ao atual bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a toda a Igreja Católica da região, aos colegas bispos auxiliares, aos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos, também às autoridades civis da região e à população em geral, de modo especial “aos mais pobres e frágeis”.

“Todos podem contar com o melhor de mim”, frisa D. Armando Esteves Domingues, cuja última palavra é de “agradecimento” à Diocese de Viseu, comunidade onde diz ter “aprendido a amar a Igreja”.

A ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues está marcada para dia 16 de dezembro na Catedral de Viseu.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, já reagiu a estes desenvolvimentos, primeiro para agradecer a dedicação de D. António Taipa, que “serviu exemplarmente a diocese durante mais de cinquenta anos e nos oficios mais delicados”.

Quer como “formador e reitor do Seminário Maior”, quer “no estudo e no ensino da teologia bíblica”, também na condição de “membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais” e depois como “bispo auxiliar e administrador diocesano”.

“Sensível, afetuoso, sociável, culto e fidelíssimo, D. António Taipa marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado”, refere D. Manuel Linda.

Sobre o novo bispo auxiliar do Porto, D. Manuel Linda destaca a sua “sólida formação sacerdotal e o exercício de uma grande amplitude de funções”, e considera que a sua experiência “constituirá uma forte mais-valia” para a diocese nortenha.

Numa mensagem também divulgada hoje, a Conferência Episcopal Portuguesa já manifestou “o seu regozijo pela nomeação episcopal de D. Armando Esteves Domingues para servir a Diocese do Porto, invocando as bênçãos do Senhor para o fecundo exercício do seu novo ministério”.

D. Armando Esteves Domingues desempenhava a missão de vigário-geral na Diocese de Viseu desde 2015.

Através de um comunicado também publicado este sábado, o bispo de Viseu, D. António Luciano, já manifestou entretanto a sua “alegria por ver um membro do seu presbitério escolhido, pelas suas qualidades”, para abraçar uma nova etapa em outro território, e ao mesmo tempo “a preocupação” de “deixar de poder contar com a extraordinária colaboração de um excelente sacerdote”.

A ordenação de D. Armando Esteves, actual pároco do Viso, vai ser na Catedral de Viseu, em 16 de Dezembro. Até lá, a equipa que D. António Luciano irá constituir, programará e acompanhará todas as formalidades administrativas e litúrgicas necessárias.

Natural da Vila de Oleiros, no Distrito de Castelo Branco, o novo bispo português é proveniente de “uma família numerosa”, sendo “o oitavo de onze irmãos” e tendo já “17 sobrinhos e 18 sobrinhos netos”, refere a nota da Nunciatura Apostólica.

Ordenado sacerdote a 25 de novembro de 1981, D. Armando Domingues conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio.

Entre o seu percurso pastoral sobressai o seu empenho na área sociocaritativa, com a dinamização ao longo dos anos de várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Numa das regiões por onde passou, Nossa Senhora do Viso, contribuiu para a constituição desta comunidade como paróquia e para a construção de novas estruturas, entre as quais um novo centro social e uma nova igreja.

O seu currículo inclui também a colaboração com vários movimentos e organismos católicos, desde os Escuteiros aos Educadores Católicos, passando pelos Cursilhos de Cristandade.

Ainda um tempo de trabalho como professor no Seminário Maior de Viseu, onde ajudou a formar várias vocações sacerdotais, e um período de missão junto das Forças Armadas e de Segurança, como capelão da Força Aérea Portuguesa.

Com a nomeação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, hoje revelada pela Santa Sé, a Diocese do Porto mantém três bispos auxiliares no apoio pastoral a D. Manuel Linda, depois da resignação de D. António Bessa Taipa por ter atingido a idade limite para o cargo, os 75 anos.

Os outros dois bispos auxiliares da Diocese do Porto são D. António Augusto Azevedo e D. Pio Alves.

JCP