PARA QUE SERVE A FÉ?

Para que serve a fé? A pergunta pode parecer estranha e para muitos até pode soar mal, mas a verdade é que ela, formula deste modo ou mais provavelmente de outros, acaba sempre por ser colocada, mesmo que não seja de uma maneira explícita.

Se pensarmos bem, a pergunta torna-se até necessária se quisermos assumir a fé em todas as dimensões e implicações.

É verdade que para assumirmos as coisas não temos de reduzir tudo à nossa razão e à nossa capacidade de entender. Por vezes, mesmo o querer compreender tudo pode imobilizar-nos, impedindo-nos de tomar decisões que, de uma maneira ou de outra, sabemos necessárias. Aliás, se tivéssemos de compreender tudo no âmbito da fé para podermos assumir essa atitude, a verdade é que jamais a assumiríamos, pois a fé abre-nos sempre para uma realidade que não pode ser reduzida à nossa capacidade de conhecer. Se assim fosse, temos de concordar que a fé correria o risco de ser demasiado pequena e de horizontes muito curtos, porque claramente limitada às nossas capacidades.

Mas dito isto, temos de afirmar com toda a clareza que aquilo que não é minimamente assumido e entendido pela nossa inteligência, acaba por não marcar, de verdade, a nossa vida, ou se a marca, acaba por fazê-lo de uma maneira que não somos minimamente capazes de controlar. Sem se reduzir à nossa capacidade de entendimento a fé tem, no entanto, que ser pensada e refletida. Só assim, julgo eu, pode estar verdadeiramente à altura do ser humano, porque percebemos como pode marcar e influenciar o nosso viver; e também só assim pode estar à altura de Deus, porque percebemos que ela não se esgota nas nossas possibilidades, mas é dom recebido por parte daquele que gratuitamente nos ama.

Só neste encontro entre o dom que nos é dado gratuitamente, e do qual não somos donos, e a resposta livre, que nos compromete, pode a fé impactar na nossa vida e na nossa história transformando-as e abrindo-as a novos horizontes e possibilidades.

E é exatamente para destacar esta realidade que sublinho a importância da pergunta. É que a fé cristã, para verdadeiramente ser fé e ser cristã, não pode ficar reduzida a uma mera afirmação intelectual, ou a uma declaração de princípios, tendo de ser antropologicamente significativa, ou seja, tem de marcar de um modo significativo e concreto o viver daqueles que se dizem crentes. Na verdade, todos sabemos como a não concretização desse significado acaba  por fragilizar a própria fé: afinal porque não se distinguem no seu modo de viver aqueles que se dizem cristãos? Todos sabemos, igualmente como esta interrogação nem sempre, infelizmente, é injusta e desprovida de sentido.

Se a pergunta que encabeça estas linhas acaba por revelar-se importante, a resposta que lhe dermos não o será, certamente, menos. Dela depende também, e disso estou cada vez mais convencido, o futuro que queremos construir como comunidade humana. Neste ano de 2024 teremos certamente muitas oportunidades para, de um modo concreto, dar essa resposta.

 

Fonte: Jornal da Família | nº 723 | fevereiro de 2024 | página nº 8

Autor: Juan Abrosio

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.