A ordenação sacerdotal do diácono Jesus Ejocha e a ordenação diaconal do seminarista Nelson Rodrigues, anunciadas pelo bispo do Algarve no passado dia 17 de abril para o próximo dia 29 de junho, decorrerão afinal um dia antes.
A razão da antecipação das ordenações para o dia 28 de junho é a ordenação episcopal de D. Francisco Senra Coelho, entretanto nomeado bispo auxiliar de Braga, que ocorrerá em Évora no dia 29 de junho e na qual participará D. Manuel Quintas.
Entretanto já foram decididos o local e a hora onde será celebrada a eucaristia das ordenações do diácono Jesus Ejocha e do seminarista Nelson Rodrigues. Será na Sé de Faro, pelas 17.30h.
Depois de ordenado, o padre Jesus Ejocha celebrará a sua Missa Nova no dia 29 de junho, pelas 16.30h, na igreja paroquial de Monchique.
O diácono Jesus Ejocha, de 33 anos, é natural da Guiné Equatorial e colabora na paróquia de Monchique no âmbito do estágio pastoral, enquanto o seminarista Nelson Rodrigues, de 25 anos, é natural da Conceição de Faro e está a realizar o estágio pastoral nas paróquias de Loulé.
Nelson Rodrigues será ordenado diácono em caminhada rumo ao sacerdócio, uma vez que a ordenação diaconal constituirá a terceira e última etapa antes de ser ordenado padre. O candidato ao diaconado cumpriu já a primeira e segunda etapas com as instituições nos ministérios de leitor e acólito.
A missão do diácono consistirá, antes de mais nada, em ficar consagrado pelo sacramento da Ordem para o serviço do altar, para o serviço da caridade e para o serviço da Palavra.