O seminarista algarvio Samuel Camacho vai ser instituído leitor

O seminarista algarvio Samuel Camacho vai ser instituído leitor no próximo dia 26 de janeiro.

Samuel Camacho, da paróquia de São Pedro de Faro, está no sexto ano a completar estudos no Seminário de São José de Faro e em pré-estágio nas paróquias de Boliqueime, Ferreiras e Paderne.

O seminarista vai ser instituído no ministério de leitor no decurso da celebração eucarística das 16h, na igreja paroquial das Ferreiras, no contexto do Domingo da Palavra de Deus.

A instituição, agora pedida pelo seminarista, é um passo para a sua futura ordenação presbiteral, uma vez que constitui um pressuposto para ela. Por outro lado, reforça a intenção do candidato de orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal.

Instituído leitor, Samuel Camacho completará a primeira etapa que precede a segunda – a instituição no ministério de leitor – e a terceira e última, – o diaconado –, antes da ordenação sacerdotal.

A instituição no ministério de leitor, que também pode ser conferida a pessoas não candidatas ao sacerdócio, consiste na capacitação para proclamar, solenemente, a palavra de Deus na comunidade cristã.