O QUE A IGREJA TEM DE MAIS PRECIOSO

Quando penso na Eucaristia e olho para a minha vida de sacerdote, de Bispo, de Sucessor de Pedro, espontaneamente ponho-me  a recordar tantos momentos e lugares onde tive a dita de celebrá-la.

Recordo a igreja paroquial de Niegowiç, onde desempenhei o meu primeiro encargo pastoral,a colegiada de São Floriano em Carcóvia, a catedral de Wawel, a basílica de São Pedro e tantas basílicas e igrejas de Roma e do mundo inteiro. Pude celebrar a Santa Missa em capelas situadas em caminhos de montanhas, nas margens dos lagos, à beira-mar: celebrei-a em altares construídos nos estádios, nas praças das cidades…

Este cenário tão variado das minhas celebrações eucarísticas faz-me experimentar intensamente o seu carácter universal e, por assim dizer, cósmico. Sim, cósmico! Porque mesmo quando tem lugar no pequeno altar duma igreja de aldeia, a Eucaristia é sempre celebrada, de certo modo, sobre o altar do mundo. Une o céu e a terra. Abraça e impregna toda a criação. O Filho de Deus fez-Se homem para, num supremo ato de louvor, devolver toda a criação Àquele que a fez surgir do nada. Assim, Ele, o sumo e eterno sacerdote, entrando no Santuário eterno mediante o sangue da sua cruz, devolve ao Criador e Pai toda a criação redimida. Fá-lo através do ministério sacerdotal da Igreja, para glória da Santíssima Trindade, verdadeiramente, este é o mysterium fidei que se realiza na Eucaristia: o mundo saído das mãos de Deus criador volta a Ele redimido por Cristo.

A Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história. Assim se explica a cuidadosa atenção que ela sempre reservou ao mistério eucarístico, uma atenção que sobressai com autoridade no magistério dos Concílios e dos Sumos Pontífices. Como não admirar as exposições doutrinais dos decretos sobre a Santíssima Eucaristia e sobre o Santo Sacrifício da Missa promulgados pelo Concílio de Trento?

Aquelas páginas guiaram a teologia e a catequese nos séculos sucessivos, permanecendo, ainda como ponto de referência dogmático para a incessante renovação e crescimento do povo de Deus na sua fé e amor è Eucaristia.

 

 

Fonte:

Revista Rosário de Maria

Ano 71| nº 745 | março de 2015

 

Autor:

São João Paulo II

Ecclesia de Eucharistia, 8-9

A Eucaristia, vida da Igreja

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.