O NOME CRISTÃO

O sacramento do Batismo é conferido “ em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). No Batismo, o nome do Senhor santifica o homem, e o cristão recebe seu próprio nome na Igreja. Este pode ser o de um santo, isto é, de um discípulo que viveu uma vida de fidelidade exemplar a seu Senhor. O “nome de Batismo” pode também exprimir um mistério cristão ou uma virtude cristã. “Cuidem os pais, os padrinhos e o pároco para que não se imponham nomes alheios ao senso cristão”.

O cristão começa seu dia, suas orações e suas ações com o sinal da cruz, “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém”. O batizado dedica a jornada à glória de Deus e invoca a graça do Salvador, que lhe possibilita agir no Espírito como filho do Pai. O sinal da cruz nos fortifica nas tentações e nas dificuldades.

Deus chama a cada um por seu nome. O nome de todo homem é sagrado. O nome é o ícone da pessoa. Exige respeito, em sinal da dignidade de quem o leva.

O nome recebido é um nome eterno. No Reino, o caráter misterioso e único de cada pessoa marcada com o nome de Deus resplandecerá em plena luz. “Ao vencedor … darei uma pedrinha branca na qual está escrito um nome novo, que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Ap 2,17). “Tive esta visão: eis que um Cordeiro estava de pé sobre o Monte Sião com os cento e quarenta e quatro mil que traziam escrito sobre a fronte o nome dele e o nome de seu Pai” (Ap 14,1).

Fonte:

Catecismo da Igreja Católica