O dia do Senhor é o Senhor dos dias

É legítimo sentir nostalgia, tristeza ou saudade pela impossibilidade de “celebrar a Páscoa” neste ano, dadas as terríveis circunstâncias que estamos a viver. No entanto, este é um momento de delicada responsabilidade social e cristã e a única atitude moralmente correcta é permanecer em casa e evitar o contacto social, para travar o alastramento da pandemia. Já bastam os profissionais de saúde, de segurança e outros obrigados a permanecer ao serviço, com horários desumanos, para ajudar quem precisa, bem como trabalhadores cujas ocupações são essenciais para evitar um colapso ainda maior de bens e serviços.

Há muita hipocrisia por aí, por parte de indivíduos e instituições, e não deixa de provocar revolta ouvir as entrevistas e comentários em que se fala da “economia” como uma super-estrutura independente das “pessoas”, que vale por si mesma e que tem de ser salva a toda custa. A economia são as pessoas concretas, de carne e osso, que verão os seus empregos e rendimentos coarctados por esta terrível situação. E isso pode trazer situações diversas de fome e doença. Todos – mesmo todos – teremos de corrigir o nosso conceito de “qualidade de vida”, prescindir de certos luxos que, afinal talvez não trouxessem muita qualidade…, de modo a garantir que as necessidades básicas serão satisfeitas e, nessa medida, reaprender outros prazeres da vida simples. É curioso que autores laicos como Matt Haig (“O mundo à beira de um ataque de nervos”), Alain de Botton (“Status Ansiedade”) e Duane Elgin (“Simplicidade voluntária”), para além dos activistas ambientais como a Greta Thunberg (“A nossa casa está a arder”) nos alertem para a urgência de estilos de vida sustentáveis, que estamos agora a praticar de forma forçada. Mais curioso ainda é que, ao ensinar-nos novos paradigmas de consumo que se opõem ao coleccionismo e açambarcamento de bens em ordem a uma maior fruição do que realmente temos, cunharam uma formulação laica de um princípio completamente evangélico, “ter menos é ter mais”. Em inglês, para alguns, tem sempre outro charme: “less is more”.

Com estas premissas, é legítimo, mas também inútil, lamentarmos a constrição de permanecer em casa durante a Páscoa. Compreendo o sofrimento dos cristãos, das comunidades e seus pastores, por não poder celebrar o Domingo de Ramos e o Santo Tríduo Pascal. Eu também sofro. Mas tenho dúvidas de que esta multiplicação de missas online seja a atitude correcta. Agora, até à segunda-feira há missa nalgumas paróquias… virtuais. Com pertinência, o bispo espanhol de Teruel y Albarracín, António Gómez Cantero, não escreveu só a explicar o quê e como celebrar, mas também a sugerir mais contenção nas redes sociais por parte do seu presbitério. Obviamente há publicações e celebrações de qualidade muito duvidosa. Além disso, as novas “missas do facebook” (com ou sem “filtros” activos) promovem a mesma – ou pior – passividade litúrgica de que nos queixámos nas paróquias. Pessoalmente creio que faz mais sentido que uma família se reúna a ler a Bíblia, rezar as preces em conjunto e fazer um momento de silêncio e comunhão espiritual com o ecrã desligado do que a “assistir” aos enquadramentos forçados no telemóvel. Ou, então, que vejam na tv.

Por outro lado, se calhar, não há motivos para estar “tão” tristes por este ano não celebrarmos a Páscoa comunitariamente. Daqui podem vir reflexões e mudanças que todos desejávamos fazer, mas que não tínhamos nem coragem nem desculpas legítimas para as pôr em prática.

  1. A data da Páscoa: intransferível?

Não é verdade. A data da Páscoa não tem de ser monolítica. De facto, não é. Lamentavelmente, os cristãos celebram a Páscoa em duas datas: o calendário gregoriano para a Igreja Católica, igrejas protestantes e as orientais/ortodoxas neo-calendaristas e o calendário juliano para as igrejas orientais e ortodoxas vetero-calendaristas. O resultado é que todos os anos os cristãos celebram a Páscoa em dois domingos diferentes, com quinze dias de intervalo. Quantos peregrinos vão a Jerusalém para celebrar a Semana Santa e, ao chegar, descobrem, que a Vigília Pascal é de manhã e não à noite, porque ainda seguem o horário pre-conciliar do status quo nos lugares santos?

Durante os primeiros séculos, a data da Páscoa foi motivo de grandes controvérsias. Um grupo de cristãos orientais, chamados quatordecimanos, celebravam a Páscoa no dia catorze de Nisan, como os hebreus, quer fosse um Domingo ou um dia da Semana. Para além destes, outro grupo, conhecido como os protopasquitas, celebravam a Páscoa sempre no Domingo a seguir aos hebreus. Porém, como o calendário judaico da época era bastante confuso, por vezes, estes grupos celebravam a Páscoa um mês antes dos outros cristãos e mesmo antes do equinócio. Por isso, o Concílio de Niceia (325 d.C.) prescreveu que a Páscoa fosse celebrada no Domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera. Passando à frente delicadas e complexas questões de calendário e contagem, importa recordar que o mesmo Concílio de Niceia proibiu que a Páscoa cristã coincidisse com a Páscoa hebraica. E isso obrigou a alguns reagendamentos durante alguns anos… Finalmente, foram os mesmos judeus, já na Idade Média, que (nos) resolveram o problema quando definiram que a Páscoa judaica só pode ser celebrada nas segundas, terças, quintas e sábados. Por conseguinte, a data da Páscoa, mesmo pretendendo sermos fiéis à cíclica celebração da Paixão e Morte de Jesus, não tem de ser forçadamente numa única data.

Recordemos que a autoridade apostólica (e científica, na época) do Papa Gregório XIII, através da bula Inter gravíssimas, decretou que, no ano 1582, depois da quinta-feira 4 de outubro, seria sexta-feira… 15 de outubro! E, dessa forma, corrigiu um erro de dez dias no equinócio da Primavera. Portugal foi um dos primeiros países a aderir à Reforma gregoriana, naquele mesmo ano. Mesmo sendo certo que a mudança que o Papa pôs em curso não afectou a regularidade do Domingo, chama-nos a atenção de que o calendário é uma realidade convencional que pretende ajustar ou ordenar uma realidade natural. Por conseguinte, é passível de melhorias e alterações. Em jeito de provocação, fica esta pergunta sem resposta: enquanto a marcação dos meses, semanas e dias pretende organizar os ciclos de rotação e translação da Terra à volta do sol, a sequência dos dias da semana é apenas uma realidade cumulativa ou tradicional. Isto é, este dia em que escrevo é quarta-feira porque ontem foi terça-feira e, assim, de forma ascendente, até à perda da memória colectiva. Pois é nessa perda da memória colectiva que fazemos um acto de fé ao considerar que após séculos de invasões bárbaras e muçulmanas, de guerras entres povos na Europa e no Oriente…, nunca se perdeu a perfeita sequência dos dias, desde o Domingo da Ressurreição do Senhor. Portanto, é possível que, em termos sequenciais e rigorosamente históricos, hoje não seja quarta-feira e daqui por quatro dias não seja Domingo. Mas até pode ser que sim.

Tendo isto claro, este ano punha-se uma questão de ordem prática. É impossível celebrar comunitariamente a Santa Vigília da Ressurreição. Seria possível alterar a data. Mas não é possível saber quando seria seguro celebrar novamente a Vigília. Portanto, na incerteza, mantém-se a data. Foi o que Roma fez pela mão do Cardeal Sarah. Roma locuta, causa soluta. Mas Roma tinha a legitimidade de decidir doutro jeito, ao contrário do que escreveu o cardeal Sarah, mas, simplesmente, não era oportuno reagendar a Páscoa. Por outras palavras, não estejamos particularmente tristes por pensar que só na noite de 11 de Abril é que o Senhor ressuscitou. Além disso, e se as circunstâncias o permitirem, grande parte da Vigília Pascal pode ser celebrada na Vigília de Pentecostes; ou mesmo por altura do Corpus Christi, etc…

Fonte: 

Autor:https://agencia.ecclesia.pt

Padre Pablo Lima, biblista, Diocese de Viana do Castelo

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.