Natal: Papa denuncia crimes contra crianças de todo o mundo

Mensagem «urbi et orbi» evocou «lágrimas» de humanidade marcada por guerras, doenças e tráfico de pessoas

Cidade do Vaticano, 25 dez 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano as “tantas lágrimas” que a humanidade derramou neste Natal, em particular as crianças “mortas e maltratadas”, mesmo “antes de verem a luz”, vítimas de “uma cultura que não ama a vida”.

“Jesus salve as demasiadas crianças vítimas de violência, transformadas em objeto de comércio ilícito e tráfico de pessoas, ou forçadas a tornar-se soldados. Dê conforto às famílias das crianças que, na semana passada, foram assassinadas no Paquistão”, declarou, na tradicional mensagem de Natal, desde a lógia das bênçãos da Basílica de São Pedro, na bênção ‘urbi et orbi’ (à cidade [de Roma] e ao mundo).

Francisco falou das “crianças deslocadas, por causa da guerra e das perseguições, abusadas e exploradas” diante “silêncio cúmplice” da humanidade, e das “crianças massacradas por bombardeamentos, também onde o Filho de Deus nasceu”.

“Ainda hoje, o seu silêncio impotente grita sob a espada de tantos Herodes. Sobre o seu sangue passeiam hoje as sombras dos atuais Herodes”, alertou.

A intervenção denunciou a “perseguição brutal” contra cristãos no Iraque e Síria, numa alusão indireta à ação do ‘Daesh’, o autoproclamado Estado Islâmico.

“A Ele, Salvador do mundo, peço que olhe para os nossos irmãos e irmãs do Iraque e da Síria que há tanto tempo sofrem os efeitos do conflito em curso e, juntamente com os membros de outros grupos étnicos e religiosos, sofrem uma perseguição brutal”, advertiu.

Francisco deixou votos de que o Natal dê “esperança” a estas populações, bem como aos “inúmeros desalojados, deslocados e refugiados, crianças, adultos e idosos”, nesta região e no mundo inteiro.

O Papa rezou para que a celebração do nascimento de Jesus transforme “a indiferença em proximidade e a rejeição em acolhimento”, e para que “todos aqueles que agora estão na provação possam receber a ajuda humanitária necessária para sobreviver à rigidez do inverno, regressar aos seus países e viver com dignidade”.

Francisco pediu a paz para o Médio Oriente, em particular através do diálogo entre israelitas e palestinos, e para a Ucrânia, desejando “um caminho novo de fraternidade e reconciliação”.

A mensagem evocou os atentados que têm tido lugar na Nigéria, “onde mais sangue foi derramado”, e os conflitos que decorrem na Líbia, no Sudão do Sul, na República Centro-Africana e nas várias regiões da República Democrática do Congo.

Neste contexto, o Papa recordou em especial as vítimas da epidemia de ébola, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné, deixando um apelo para que sejam garantidas “a assistência e as terapêuticas necessárias”.

Francisco começou por desejar um “feliz Natal”, recordando que foram as “as pessoas humildes, cheias de esperança na bondade de Deus” que acolheram Jesus e o reconheceram, rezando pelos que vivem na “dureza dos corações”, na “indiferença” e na “mundanidade”.

“Queridos irmãos e irmãs, que hoje o Espírito Santo ilumine os nossos corações, para podermos reconhecer no Menino Jesus, nascido em Belém da Virgem Maria, a salvação oferecida por Deus a cada um de nós, a todo o ser humano e a todos os povos da terra. Que o poder de Cristo, que é libertação e serviço, se faça sentir a tantos corações que sofrem guerras, perseguições, escravidão”, desejou.

A intervenção foi acompanhada por dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro e transmitida para dezenas de países, incluindo Portugal.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.