Mantém-te em paz no olho do furacão

Tudo à nossa volta está em constante mudança. Também nós evoluímos a cada dia.

Importa que vivas em paz com as instabilidades que acontecem em torno de ti. Aceita que as coisas mudem, porque nada permanece e pouco podes fazer quanto a isso. O que está ao teu alcance é estar atento ao que muda, em particular naqueles que vivem também a tua vida. Escuta-os e observa-os, porque, naqueles que amamos, é mais importante o pouco que muda do que o muito que se mantém.

É quando voltamos a algum sítio no qual nada se modificou que nos apercebemos do quanto transformámos nós!

Por entre todo o barulho e as pressas, procura a calma de saber que o sentido da vida é… vivê-la. Estás aqui para viver. Trata, pois, de combater pela felicidade como batalham pelo pão os homens famintos, mas sem impaciências, porque terás de te alimentar todos e em cada um dos dias que te forem dados viver!

Aceita o que tiver de suceder, mas não deixes de responder a cada acontecimento. Não desistas de nada importante quando estás baixo, nem te disponhas a grandes projetos quando tudo te está a correr bem. Mais vale esperar por tempos calmos nos quais o discernimento é mais ponderado.

A vida poucas vezes nos dá o que esperamos, apenas teremos o que lhe conseguirmos arrancar com a nossa coragem, trabalho e persistência.

Não procures nunca caminhos fáceis, porque esses não te permitem testar a tua verdadeira vontade. Só um caminho duro pode ajudar-te a compreender se estás mesmo decidido a chegar ao destino para o qual te diriges.

A verdade é que por mais que te possa acontecer ao longo da existência, tu nunca deixas de ser quem és. Não podes mudar de corpo, de mente, de coração ou de espírito. Mais do que tudo, mantem-te em paz com quem és. Adapta-te, melhora-te e cresce, e toma por certo que só permanece feliz quem evoluiu a cada dia, sem nunca se deixar ficar o mesmo.

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor:José Luís Nunes Martins