LER A BÍBLIA É CONVERSAR

Com frequência, interrogamo-nos sobre os efeitos que produz em nós a Palavra de Deus: Ler a Bíblia, porquê e para quê? Ora, esta Palavra constitui o essencial do programa da vida cristã, de cada um que se diz seguidor de Cristo.

Ouçamos o que nos diz a Igreja, nas palavras autorizadas do Concílio Vaticano II:

«Em virtude desta Revelação, Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como a amigos e conversa com eles, afim de os convidar e admitir à sua comunhão» (Dei Verbum 2).

Por meio da sua Palavra Deus não apenas se revela ao leitor/ ouvinte; sobretudo, estabelece com ele uma relação pessoal. Mais ainda: o que acontece é uma relação de amigo para amigo, numa dinâmica de amor.

Este amor é claramente manifesto por aquele documento, nas palavras amor, amigos, conversa e comunhão. Tais palavras dizem-nos que, ao lermos a Bíblia, não estamos apenas a ler um livro, mas a «conversar» com a Pessoa do próprio Deus, numa dinâmica de amizade, de amor e de comunhão com Ele. Este processo da leitura da Bíblia diz-nos que a Revelação de Deus à humanidade nos concede uma extraordinária importância: torna-nos, não simples receptores de mensagens divinas, de verdades perenes e eternas, mas interlocutores de Deus.

A leitura da Bíblia não é uma simples aprendizagem de verdades eternas sobre Deus e sobre o mundo criado, mas é sobretudo uma relação pessoal com o Deus da Aliança.

. A revelação que Deus nos faz, por meio da sua Palavra, não pode ser entendida apenas pela inteligência e guardada pela memória; deve ser também acolhida pelo coração, isto é, pela fé.

. Da leitura crente da Palavra de Deus deve nascer a oração cristã, como um efeito natural desse contacto com o Deus da Palavra; pois a oração cristã não pode ser outra coisa senão a parte humana da “conversa”  que Deus quer entabular connosco.

 

 

Autor: Herculano Alves, diretor da revista Bíblica, professor de Sagrada Escritura na UCP e doutorado em Teologia Bíblica.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.