Igreja/Família: Presidente da Conferência Episcopal convida católicos a apresentar «convicções»

D. Manuel Clemente pede atenção para casos de «rutura»

Fátima, Santarém, 13 abr 2015 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, convidou hoje os católicos a apresentar as suas convicções sobre a família.

“Há modos de encarar a realidade ‘familiar’ que não coincidem com a visão cristã e católica do matrimónio e da família, exigindo-nos maior consciência do que somos e queremos ser”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa, no discurso de abertura da 186.ª assembleia plenária do organismo episcopal, que decorre até quinta-feira.

Segundo D. Manuel Clemente, a sociedade “só ganha com a apresentação clara das convicções e opções de pessoas e grupos, num pluralismo de presença e não de ausência de ideias e testemunhos”.

O patriarca de Lisboa admitiu que mesmo para católicos convictos “nem sempre é fácil e linear a vivência do matrimónio, não sendo raras as dificuldades a ultrapassar e mesmo as ruturas de difícil superação”.

“O Sínodo dos Bispos continua atento a tais situações, na sequência das posições pontifícias já tomadas, que relembram a indelével condição batismal dos católicos e o seu lugar na vida e ação da Igreja, inclusive em casos de rutura matrimonial, e a necessidade de acompanhamento, mesmo quando constituíram outras ligações não sacramentais”, precisou.

Neste contexto, o presidente da CEP aludiu ao Sínodo sobre a família que está a decorrer, após uma assembleia extraordinária em 2014, a que se vai seguir uma segunda reunião em outubro deste ano.

Os bispos vão concluir nos próximos dias a reflexão sobre o documento preparatório, “com várias instâncias diocesanas e nacionais diretamente ligadas à temática”.

“Se tudo reforça o papel das famílias na Igreja e na sociedade, maior é a exigência que a sua constituição requer, concretamente na proposta ‘cristã’ sobre o matrimónio, a sua preparação e acompanhamento. Se a palavra de ordem é a de definir cada comunidade como “família de famílias”, muitas são as decorrências dessa definição, em termos de organização pastoral a todos os níveis.

A 14ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos vai decorrer de 4 a 25 de outubro, com o tema ‘A vocação e a missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo’.

OC