Igreja/Portugal: D. Américo Aguiar é o novo bispo de Setúbal

Lisboa, 21 set 2023 (Ecclesia) – O Papa nomeou hoje D. Américo Aguiar, até agora auxiliar de Lisboa, como novo bispo de Setúbal, informou a Nunciatura Apostólica, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O responsável, que vai ser criado cardeal a 30 de setembro, por Francisco, assume uma diocese que se encontrava em sede vacante desde março de 2022, após a saída de D. José Ornelas para Leiria-Fátima.

Na sua primeira saudação à diocese sadina, D. Américo Aguiar dirige-se a todos os membros da comunidade católica e da sociedade local, assumindo a “honra” por assumir esta missão, evocando a figura do primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, falecido em 2017, “que se fez grande ao lado dos mais pequenos, dos mais pobres, dos mais esquecidos”.

“Posso dizer que nasci cardeal em Setúbal (recebi o anúncio da nomeação num armazém da cidade sadina – onde fazíamos a montagem dos kits da JMJ), agora sou de Setúbal… Não tenho pretensão de ser capaz de tanto, mas quero seguir este caminho de entrega, de fidelidade, de capacidade de levar o anúncio do Evangelho, acreditando de corpo e alma que a justiça e a paz são fruto da ação de Deus, sempre que os homens e mulheres de boa vontade assim o permitem”, escreve.

Após agradecer às dioceses de Lisboa e do Porto, que serviu como bispo e sacerdote, respetivamente, o responsável alude à experiência da JMJ 2023 e cita várias das palavras deixadas pelo Papa, para inspirar a sua nova missão, propondo uma Igreja “de todos e para todos”.

A solidariedade com os “mais frágeis” e o processo sinodal, lançado pelo Papa, são outros temas desta primeira mensagem, que evoca ainda as vítimas de abusos.

“Sejamos determinados na tolerância zero a qualquer forma de abuso sobre menores e adultos vulneráveis”, apela D. Américo Aguiar.

O novo bispo de Setúbal sublinha a necessidade de “ouvir os jovens” e dar-lhes “espaço” na Igreja, como “empreendedores de sonhos”.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia, tendo sido nomeado bispo auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco, a 1 de março de 2019.

O presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023 foi ordenado bispo no Porto a 31 de março de 2019, numa cerimónia que decorreu na Igreja da Trindade, sob a presidência do então cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

D. Américo Aguiar tem como lema episcopal as últimas palavras de Jesus na cruz, ‘In manus tuas’ (Nas tuas mãos), em homenagem a D. António Francisco, falecido bispo do Porto, que o adotou também.

Em 2014, o prelado publicou o livro ‘Um padre na aldeia global – Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias’, resultado de uma investigação para o curso de Mestrado em Ciências da Comunicação.

Coincidindo praticamente com a Região Pastoral de Setúbal, anteriormente formada no Patriarcado de Lisboa em 29 de maio de 1966, a Diocese de Setúbal foi criada a 16 de julho de 1975, pela bula ‘Studentes Nos’, do Papa Paulo VI.

A 26 de outubro do mesmo ano, na Sé Catedral de Santa Maria da Graça, foi ordenado o seu primeiro bispo, D. Manuel Martins, a quem sucedeu D. Gilberto Canavarro dos Reis, em 1998; em outubro de 2015 foi ordenado e tomou posse o terceiro bispo da diocese, D. José Ornelas Carvalho.

A 14 de março de 2022, o padre José João Aires Lobato (até então vigário-geral) foi eleito administrador diocesano pelo Colégio de Consultores.

A Diocese é constituída por 57 paróquias ou comunidades equiparadas (“quasi-paróquias”), agrupadas em 7 vigararias: Almada, Barreiro-Moita, Caparica, Montijo, Palmela-Sesimbra, Seixal e Setúbal, abrangendo uma superfície de aproximadamente 1500 km2.

OC

Check Also

Os teus pecados estão perdoados

No Sacramento da Reconciliação, pelo poder dado por Cristo aos Apóstolos e seus sucessores, acontecem …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.