Encontro entre D. Manuel Clemente e António Costa vai decorrer esta segunda-feira, tendo em vista regresso das celebrações comunitárias
Lisboa, 19 abr 2020 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai encontrar-se esta segunda-feira com o primeiro-ministro, confirmou a Agência ECCLESIA junto do Patriarcado de Lisboa.
Segundo a Renascença, o encontro entre D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca, e António Costa visa “começar a preparar o levantamento das restrições às celebrações religiosas face à pandemia de Covid-19”.
A reunião deve decorrer às 09h00, no Seminário dos Olivais, confirmou o gabinete do primeiro-ministro.
A Agência ECCLESIA confirmou ainda junto do secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, a realização de um encontro entre membros do Conselho Permanente do organismo episcopal, esta terça-feira.
No dia 13 de março, a Conferência Episcopal de Portugal determinou a suspensão de todas as celebrações comunitárias de Missas em Portugal, até “ser superada a atual situação de emergência”, com limitações ainda às celebrações de batismos, matrimónios e funerais.
O decreto que renovou o estado de emergência, em vigor até o final do dia 2 de maio, apresenta medidas de restrições à liberdade de culto, para reduzir o risco de contágio e executar as medidas de prevenção e combate à epidemia, incluindo “a limitação ou proibição de realização de celebrações de cariz religioso e de outros eventos de culto que impliquem uma aglomeração de pessoas”.
Quanto aos funerais, com ou sem acompanhamento religioso, o decreto determina que a sua realização “está condicionada à adoção de medidas organizacionais que garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança, designadamente a fixação de um limite máximo de presenças”, a determinar pela autarquia local que exerça os poderes de gestão do respetivo cemitério.
PR/OC