Igreja/Ecologia: Papa lança Semana «Laudato Si» 2023

Iniciativa tem como tema «Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade» e propõe eventos centrados em documentário protagonizado por Francisco.

Cidade do Vaticano, 21 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa lançou hoje no Vaticano a Semana ‘Laudato Si’, que assinala o oitavo aniversário da sua encíclica ecológica e social, convidando todos a “colaborar para cuidar da casa comum”.

“Há muita necessidade de colocar em conjunto competências e criatividade. Recordam-no-lo, também, as recentes calamidades, como as inundações que, por estes dias, atingiram a Emília-Romanha, a cuja população renovo, do coração, a minha proximidade”, disse, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’, desde a janela do apartamento pontifício.

Simbolicamente, os peregrinos presentes na Praça de São Pedro receberam uma pequena publicação sobre a ‘Laudato Si’, que o Vaticano preparou em colaboração com o Instituto Ambiental de Estocolmo

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral explica que o guia “A nossa casa comum” procura “informar, consciencializar e oferecer conselhos práticos sobre o cuidado da criação”.

De 21 a 28 de maio, a Semana ‘Laudato Si’ vai promover momentos de debate e oração, com o tema ‘Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade’.

A iniciativa tem, este ano, como proposta central a promoção de exibições comunitárias do documentário ‘A Carta’, estreado em outubro de 2022, que conta a história da encíclica’ Laudato Si’ e detalha a emergência ecológica.

Esta semana é organizada pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com a colaboração do Movimento ‘Laudato Si’.

O Papa Francisco publicou a encíclica ‘Laudato si’ em 2015 e, no dia 25 de maio de 2021 lançou uma plataforma de ação, que propõe um percurso de sete anos para que todas as comunidades católicas “se tornem totalmente sustentáveis, no espírito da ecologia integral”.

OC

Check Also

Os teus pecados estão perdoados

No Sacramento da Reconciliação, pelo poder dado por Cristo aos Apóstolos e seus sucessores, acontecem …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.