Igreja do Algarve tem um novo padre e um novo diácono

A Diocese do Algarve viveu no sábado um dia particularmente significativo, não só por se celebrar a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, mas pela ordenação de um novo sacerdote e um novo diácono em caminhada para o sacerdócio.

Na eucaristia na Sé de Faro, completamente cheia de católicos de toda diocese algarvia e não só, o bispo do Algarve lembrou (cfr. homilia em baixo) aos ordinandos que só com “amor” é possível realizar a missão a que são chamados. “Só é possível acolher e exercer este dom através do amor sem reservas a Cristo, presente na consagração da própria vida e traduzido no serviço quotidiano em apascentar o seu povo”, afirmou D. Manuel Quintas.

O prelado lembrou que “não são as criatividades pessoais” nem a “criatividade pastoral, que tornam eficaz e que dão autenticidade ao apascentar”. “Só o amor fundamenta o nosso ministério. Amor a Cristo, amor ao seu povo”, precisou.

“O reconhecimento na fé da gratuidade deste dom, referência permanente do amor a Cristo, e a entrega sem reversas e quotidiana a apascentar o povo que nos é confiado constituem o meio mais eficaz da fidelidade e da fecundidade do nosso ministério pastoral. A eficácia e a fecundidade do nosso ministério não depende do muito que possamos promover e realizar, mas sim da pureza da nossa fé, da intensidade do nosso amor a Cristo, da comunhão com o colégio presbiteral, da gratuidade do nosso serviço à Igreja, presente de tantas formas no nosso ministério, através de uma existência sacerdotal moldada ao estilo de Jesus”, complementou o bispo do Algarve.

D. Manuel Quintas –, que aproveitou a ocasião para destacar a exortação apostólica do Papa Francisco, ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho) –, sublinhou que o sacerdócio não significa superioridade. “O sacerdócio ministerial é um dos meios que Jesus utiliza ao serviço do seu povo, mas a grande dignidade vem do Batismo, que é acessível a todos. A configuração do sacerdote com Cristo Cabeça – isto é, como fonte principal da graça – não comporta uma exaltação que o coloque por cima dos demais. Na Igreja, as funções «não dão justificação à superioridade de uns sobre os outros»”, esclareceu, citando Francisco.

O prelado, que considerou aquele documento um “oportuno programa pessoal e eclesial”, particularmente para os ordinandos, desafiou-os a ajudarem a “assumir e a concretizar” aquele “sonho do Papa Francisco” na Igreja algarvia.

D. Manuel Quintas, considerando que a diocese algarvia ficou “mais colorida, ou seja, mais missionária”, renovou ainda aos jovens presentes o “apelo de sempre”: “abri o vosso coração e a vossa vida a Cristo. Não tenhais medo das suas propostas. Não vos fecheis aos desafios que Ele semeia no vosso coração. Não vos considereis à partida excluídos deste dom. Cristo conta convosco. A nossa Igreja diocesana precisa de vós”.

A todos os presentes pediu que acolham com “alegria e gratidão” os “irmãos escolhidos para o diaconado e presbiterado”. “Acompanhemo-los sempre com a nossa oração, amizade, apoio e, se for preciso, com a nossa correção fraterna”, exortou.

Após a homilia, a celebração prosseguiu com o rito da ordenação do diácono Nelson Rodrigues, natural da Conceição de Faro, e do padre Jesús Ejocha, natural da Guiné Equatorial, constituído por alguns gestos significativos, mas que teve como momento mais importante o da ordenação propriamente dita com a imposição das mãos do bispo diocesano sobre os ordinandos.

Um dos gestos significativos foi a colocação das mãos dos ordinandos nas mãos do bispo, um gesto de comunhão e de unidade, prometendo-lhe obediência e reverência enquanto sucessor dos apóstolos, sinal e garante da unidade da Igreja e desta com a Igreja de Roma.

Os outros momentos de maior emoção aconteceram já depois das ordenações com os recém-ordenados a serem revestidos com as vestes diaconais e sacerdotais, recordando que, antes de mais, se devem continuar a revestir de Cristo.

Ao diácono foi-lhe entregue o livro dos evangelhos que agora, de modo particular, têm a missão de anunciar, mas sobretudo de amar e viver, e, ao sacerdote, foi-lhe entregue a píxide e o cálice.

Igualmente significativos foram os abraços aos restantes diáconos e padres presentes, o serviço ao altar prestado pelo novo diácono e a concelebração eucarística já participada pelo novo padre, a que se associaram os restantes.

O padre Jesús Ejocha, de 33 anos, celebrou ontem a sua Missa Nova na igreja paroquial de Monchique, onde estagiou nos últimos anos.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.