Igreja do Algarve celebra o seu padroeiro, São Vicente

A Igreja do Algarve vive a 22 de janeiro um dia particularmente significativo por celebrar a solenidade do seu padroeiro, São Vicente, diácono e mártir.

A celebração da eucaristia será presidida pelo bispo do Algarve, pelas 15h30, na igreja matriz de Vila do Bispo, seguida de procissão.

Para além de orago da Diocese do Algarve, São Vicente é também padroeiro do Patriarcado de Lisboa, onde se guardam algumas das suas relíquias e este ano ocorre o 850.º aniversário da sua chegada à Sé de Lisboa.

Simbolicamente é representado por uma barca e um corvo, representação essa baseada na tradição de que em 1173 as suas relíquias foram conduzidas numa barca desde o Cabo de São Vicente, no Algarve, para Lisboa, a mando de D. Afonso Henriques e veladas durante todo o trajeto por dois corvos.

Também aparece representado com palma, que simboliza o martírio, e evangeliário. São Vicente ou São Vicente de Saragoça, também conhecido por São Vicente de Fora (Lisboa), foi martirizado em Valência no início do século IV (crê-se que no ano de 304) durante as perseguições do imperador romano Diocleciano contra os cristãos da Península Ibérica. O seu cruel martírio até à morte foi devido, segundo a tradição, à sua recusa em oferecer sacrifícios aos deuses do panteão romano.

Segundo a tradição, os restos mortais de São Vicente foram conduzidos, durante a progressiva ocupação muçulmana do sul peninsular, até ao cabo que viria a assumir o seu nome e a transformar-se, durante vários séculos, em lugar de peregrinação. As comunidades moçárabes existentes no Algarve, constituídas por cristãos que conseguiram organizar-se sob o domínio muçulmano, encontraram no testemunho de São Vicente, coragem e alento.

D. Francisco Gomes do Avelar proclamou, em 1794, São Vicente como padroeiro principal da Diocese do Algarve.

O dia de São Vicente comemora-se também com particular destaque em Vila do Bispo, onde é feriado municipal. Para além da Eucaristia já referida, o município conta com um programa comemorativo que tem início já no próximo sábado, 14 de janeiro.

Comemorado a 11 de novembro pela Igreja Ortodoxa, São Vicente é ainda em Portugal o santo protetor e advogado das crianças.

Fonte: https://folhadodomingo.pt