A Igreja celebra hoje a Natividade da Virgem Santa Maria. É uma oportunidade para todos nós que mantemos uma terna devoção a Nossa Senhora, n’Ela reflectirmos e meditarmos.
Deus escolheu Nossa Senhora
Desde toda a eternidade Maria tinha sido a eleita de Deus para ser a Mãe de Seu Filho.
Deus escolheu um povo, preparando-o ao longo dos séculos, para acolher o Salvador do Mundo ( Primeira Leitura ).
Jesus, o Messias Salvador, nasceria de uma Mãe como os outros meninos, embora concebido pelo poder do Espírito Santo ( Evangelho ).
Essa Mulher bendita, Mãe de Deus e nossa Mãe, chamar-se-ia Maria, seria concebida sem pecado original e permaneceria sempre virgem.
Seus pais, Joaquim e Ana, foram os pais mais felizes do mundo. Imaginariam eles que Maria, sua querida filha, seria Mãe do seu neto Jesus, Salvador do Mundo?…
Alegremo-nos com o nascimento de Maria como se alegraram os seus conterrâneos, pegando nela ao colo, mimando-a de beijos, contemplando-a e ficando fascinados com a beleza daquela Menina.
Natividade de Nossa Senhora
Como celebrar hoje a Natividade de Nossa Senhora?!
Damos-Lhe os parabéns, prometendo que A vamos imitar e invocar.
Nossa Senhora nunca ofendeu a Deus. Procuremos também nós nunca O ofender, cumprindo sempre a Sua vontade.
A Sua pureza anima-nos a oferecer o nosso coração ao Senhor, sem nunca O trocar pelos vícios do mundo.
A Sua humildade leva-nos a tomar consciência de que sem Deus nada somos mas com Ele tudo podemos.
A Sua atenção à vida das outras pessoas para as ajudar e acompanhar indica-nos o caminho: amar a todos como Deus nos ama.
A Sua vida contínua de oração inspira-nos a viver sempre unidos ao Senhor na terra, pedindo-Lhe a graça de com Ele sermos felizes eternamente no Céu.
Neste dia e sempre consagremos-Lhe a nossa vida. E rezemos-Lhe muito. Ela é Mãe de Jesus mas também é nossa Mãe.
Oração a Nossa Senhora
Senhora, hoje é o dia dos Teus anos. E quantos pensamentos me surgem neste dia! Nasceste como outra criança qualquer. Teus pais ficaram imensamente felizes por verem as suas vidas perpetuadas na Tua vida. Teus parentes e amigos viram em Ti a menina mais formosa que jamais existiu neste mundo.
Mas, oh, se eles soubessem quem Tu eras! Com certeza Te receberiam de joelhos, prostrados por terra. Porque Tu tinhas sido a única excepção na humanidade: foste concebida sem pecado original. Teu corpo pequenino seria mais tarde o sacrário vivo de Jesus Menino. Tu serias a Mãe de Deus.
E eu agora que sei tudo isto, como Te admiro, como Te louvo, como Te quero!
Obrigado, Senhora! Obrigado porque desde sempre pensaste em mim!
Tantas coisas me tens dado, ó Mãe! Que Te vou dar, hoje, dia dos Teus anos?!
Não Te vou dar flores: elas murcharão dentro de dias. Não te vou dar dinheiro, nem prata, nem ouro: Tu não precisas. Não Te vou escrever um belo poema: ficaria muito longe do que Tu mereces.
Que Te vou dar hoje, dia dos Teus anos?!…
Senhora, ofereço-me todo a Ti. De hoje em diante sou todo Teu. Aceita a minha oferta. Guarda-a bem junto do Teu coração de Mãe!