Férias: Religiosas convidam jovens a momentos de oração e de serviço, com recurso a plataformas digitais

Irmãs Doroteias adaptam proposta de voluntariado para o verão

Lisboa, 27 jul 2020 (Ecclesia) – A equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional das Irmãs Doroteias promove a partir de hoje uma proposta diferente de voluntariado, devido à pandemia de Covid-19, com recurso às plataformas digitais.

A irmã Goretti Faneca explica à Agência ECCLESIA que este ano o voluntariado não pôde ser centrado num único local, devido à pandemia de Covid-19, porque é um serviço que implica “muito contacto, muita proximidade”.

“Este ano estávamos a pensar ir para Carrazeda de Ansiães”, assinala, numa entrevista que é emitida esta noite, na Antena 1 da rádio pública (22h45).

Em vez de cancelar a iniciativa, as religiosas decidiram “mudar o estilo” da missão, com cinco propostas para cinco dias – dois esquemas de oração diários; dois momentos de serviço; e um tempo de convívio, através de videoconferência.

Os participantes recebem um “kit”, com tudo o que devem fazer ao longo do dia, com propostas que partiram dos próprios jovens, em conversa com as religiosas.

“Eles sentiram-se visíveis”, indica a irmã Goretti Faneca.

O projeto “5×5” decorre até sexta-feira, com o desafio de “passar da distância à proximidade”.

Um tema que marcou o ano pastoral da província portuguesa das Doroteias, na “proximidade possível”, convidando agora os jovens a sair “do seu pequeno mundo”.

Vão participar neste projeto de voluntariado quatro jovens, de Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia.

“Os jovens são convidados a sair de si mesmos, do seu conforto e a ir ao encontro de quem lhes é mais próximo: família, amigos e vizinhos, procurando ser uma presença amiga que leva uma palavra de conforto e um gesto de cuidado e de serviço”, referiu hoje à Agência ECCLESIA a irmã Paula Martins.

A ‘Missão Serviço a um Povo 5×5’ partilha no Facebook as orações que o grupo reza pela manhã.

As religiosas alteraram também o projeto das ‘Tendas na Praia’ que levam a cabo, habitualmente, na Quarteira, para ajudar as pessoas a “não fazer férias de Deus no tempo de férias”, com base na Bíblia e exemplos de santidade.

A iniciativa vai decorrer, este ano, através das redes sociais, onde as Doroteias desafiam 31 jovens a olhar para o Evangelho do dia e pensamentos da Santa Paula Frassinetti, com propostas de música, imagem ou poema que ajudem a aprofundar a sua reflexão.

LS/OC

Check Also

Vaticano: Papa convida católicos a rezar por quem vive do mar

Francisco destaca desafios colocados pela «concorrência da pesca industrial e a poluição» Cidade do Vaticano, …