Fátima: Primeira Peregrinação do Dia Mundial dos Pobres

Fátima, 13 nov 2018 (Ecclesia) – A Igreja Católica celebra, dia 18 de novembro, o II Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco no encerramento do Ano Santo da Misericórdia, e o Santuário de Fátima vai associar-se à iniciativa promovendo a primeira Peregrinação do Dia Mundial dos Pobres.

No Vaticano, o Papa Francisco, depois da missa, convida os pobres para almoçar e o Santuário, seguindo este exemplo, decidiu assinalar este dia “formulando um convite a uma instituição diocesana, fora da diocese de Leiria-Fátima, para peregrinar até à Cova da Iria, ficando as despesas da deslocação, incluindo a refeição, por conta do Santuário”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto prevê que anualmente se convide uma instituição diocesana dedicada aos pobres, de todas as dioceses portuguesas, incluindo as regiões autónomas, de acordo com um sistema rotativo.

A primeira instituição convidada é a Cáritas de Vila Real, que organizou um grupo de 50 utentes para peregrinar ao Santuário de Fátima.

O programa da primeira Peregrinação do Dia Mundial dos Pobres começa pelas 10h45 com o acolhimento do grupo, na entrada da Basílica da Santíssima Trindade.

LFS