The figure of Our Lady of Fatima is seen during the traditional 'farewell' pilgrimage at the Shrine of Fatima, Portugal, 13 October 2021. This pilgrimage, which celebrates the 6th Apparition of Our Lady, with particular emphasis on the so-called 'miracle of the Sun' is the last major anniversary pilgrimage of a pastoral year still very much marked by the pandemic. PAULO CUNHA/LUSA

Fátima/Covid-19: Cardeal diz que Santuário serviu de «exemplo» para o país

D. António Marto saúda participação de «multidão» nas celebrações do 13 de outubro, após meses de restrições impostas pela pandemia

Fátima,13 out 2021 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto disse hoje em Fátima que o Santuário e os seus peregrinos foram Peregrinos “exemplares” no cumprimento das regras sanitárias, no último ano e meio, marcado pela Covid-19.

“Foi um exemplo para todo o país”, referiu o bispo de Leiria-Fátima, no final das celebrações da peregrinação internacional do 13 de outubro, a primeira sem limite à lotação do recinto desde o início da pandemia.

D. António Marto recordou a peregrinação do 13 de maio de 2020, num recinto vazio de peregrinos, durante o primeiro confinamento provocado pela Covid-19, na qual deixou a promessa de que todos iriam voltar à Cova da Iria.

“Hoje, devo dizer: vós queridos peregrinos, respondestes à chamada de modo admirável”, declarou.

O responsável católico saudou e agradeceu à multidão pelo seu “testemunho de fé”.

“Muito e muito obrigado”, disse às pessoas que passaram pelo Santuário de Fátima desde a tarde de terça-feira.

O bispo de Leiria-Fátima destacou o “colorido das grandes peregrinações”, do pré-pandemia, em particular na vigília da última noite.

O cardeal mostrou-se impressionado com a capacidade de dezenas de milhares de peregrinos em “guardar um silêncio tão grande e tão interiorizado”.

A saudação final dirigiu-se também ao cardeal Sérgio Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, “muito amigo de Portugal”, que presidiu à peregrinação internacional aniversária de outubro, trazendo os anseios e preocupações do “povo irmão” do Brasil, ligado pelos “laços da fé e da devoção a Nossa Senhora de Fátima”.

D. António Marto deixou um agradecimento e pediu um aplauso ao Papa Francisco, que esta manhã evocou as celebrações do 13 de outubro.

A última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda “muito marcado pela pandemia” contou com a presença de 48 grupos organizados, 19 dos quais portugueses.

OC

Check Also

17 de outubro de 2021 -29º Domingo do Tempo Comum – Ano B

A confiança em Deus é, como atrás se afirma, um dos pensamentos básicos das leituras …