Dia Mundial do Turismo: Papa destaca impacto da pandemia no setor

Francisco recorda, em particular, pequenas empresas familiares atingidas pela crise

Cidade do Vaticano, 27 set 2020 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o Dia Mundial do Turismo, destacando que a pandemia atingiu “duramente este setor, tão importante para muitos países”.

“Dirijo uma palavra de encorajamento a quantos trabalham no Turismo, em particular às pequenas empresas familiares, e aos jovens. Desejo que todas as dificuldades atuais se possam resolver em breve”, disse, após a recitação da oração do ângelus, na Praça de São Pedro.

A Santa Sé também alertou, na sua mensagem para o Dia Mundial do Turismo, que se celebra hoje, sobre o impacto da pandemia no setor e a necessidade de implementar modelos mais sustentáveis.

“Num período de incerteza nos movimentos de pessoas, nas quais o turismo sofre as maiores consequências de maneira imediata e direta, acreditamos que devemos agir para apoiar o rendimento dos trabalhadores deste setor, bem como para o cuidado e a defesa das comunidades das áreas rurais mais frágeis, em cada território”, refere o texto, assinado pelo presidente do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson.

“O turismo responsável e sustentável, aproveitando os recursos e atividades locais, é desejável como um dos pontos de inflexão na luta contra a pobreza, que a pandemia Covid-19 tem aumentado exponencialmente”, adverte o colaborador do Papa.

O Vaticano pede aos governos que promovam o “turismo responsável”, com “respeito pelo meio ambiente e pelas culturas”.

A mensagem para o 41.º Dia Mundial do Turismo fala num cenário “inquietante” de crise, sublinhando o “amplo horizonte da fraternidade e da solidariedade”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.