Bispo do Algarve publicou novas nomeações para serviços da diocese e movimentos eclesiais

O bispo do Algarve publicou novas nomeações para o próximo ano pastoral nos serviços da diocese e também em diversos movimentos eclesiais.

D. Manuel Quintas nomeou como chanceler o cónego Rui José Barros Guerreiro e como notário da Cúria o cónego Joaquim José Duarte Nunes.

Relativamente às três novas Regiões Pastorais, no âmbito da “nova organização da pastoral paroquial em chave missionária”, o bispo diocesano nomeou como Vigários Episcopais Regionais, o cónego Mário José Rodrigues de Sousa para a região do barlavento, o padre Pedro Filipe Duarte Manuel para a região do centro e o padre António Luís Farias Antunes para a região do sotavento.

Como Coordenadores dos Centros Evangelizadores foram nomeados o padre Nelson Miguel Vieira Rodrigues para o Centro Evangelizador de Lagos e o cónego Mário José Rodrigues de Sousa para o Centro Evangelizador de Portimão, ambos pertencentes à Região Pastoral do Barlavento; o padre Pedro Filipe Duarte Manuel para o Centro Evangelizador de Albufeira e o cónego Carlos Manuel Patrício de Aquino para o Centro Evangelizador de Loulé, ambos pertencentes à Região Pastoral do Centro; e o padre António Luís Farias Antunes para o Centro Evangelizador de Faro e o padre Miguel Mário Lopes Neto para o Centro Evangelizador de Tavira, ambos pertencentes à Região Pastoral do Sotavento.

D. Manuel Quintas nomeou ainda o padre Pedro Flipe Duarte Manuel como assistente do Secretariado da Pastoral Escolar, o padre António Elísio Barreto de Freitas como capelão da Universidade do Algarve e assistente do Sector da Pastoral Universitária, o padre Samuel Filipe Estêvão Camacho como diretor e o padre António Elísio Barreto de Freitas como assistente do Secretariado da Pastoral Vocacional, o cónego Rui José Barros Guerreiro como diretor do Secretariado para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e Corinna Cappozzo como responsável e o cónego Carlos Alberto César Morais Chantre como assistente do Sector da Pastoral Prisional.

Os padres António Elísio Barreto de Freitas e Tiago Alexandre Ferreira Veríssimo foram ainda nomeados como assistentes do Comité Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude 2023.

Relativamente aos movimentos eclesiais foram nomeados para o Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursos de Cristandade (triénio 2022/2025) Luís Miguel Henriques da Conceição Negrão Sequeira como presidente, Ana Cristina Peleteiro Gomes Pereira Fialho e Fernanda Maria Pereira do Nascimento como vice-presidentes, Paula Isabel Simão Dias Espírito Santo como secretária, Armindo Manuel Sena Pinto da Silva como tesoureiro, José da Conceição Matinhos, João Carlos Eduardo Serafim e David Miguel Fernandes Gonçalves como vogais e o cónego Rui José Barros Guerreiro como diretor espiritual.

Para o Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima (triénio 2022/2025) foram nomeados Bruno Filipe da Cruz Alexandre como presidente, Filipa Alexandra Soares Neto Viegas como vice-presidente, Vera Lúcia Granja dos Santos Cristóvão como Secretária, Manuel Nóbrega Baptista como tesoureiro, Patrícia Isabel Tamissa Gil, Mónica Isabel Carvalho da Silva, Maria do Carmo Cabrita Coelho e Maria de Fátima Silva Rosário Vicente como vogais e o Diácono Rogério Rosendo Egídio como assistente.

Como assistente do Movimento do Renovamento Carismático Católico foi nomeado o padre António de Freitas Branco Moitinho de Almeida.

Fonte:https://folhadodomingo.pt